domingo, 22 de janeiro de 2023

Técnicas que ajudam a encontrar inspiração

 



Segundo o autor Paul Munier no excelente livro The complete Handbook of Novel Writing, que eu carinhosamente chamo de Manual do Escritor. Munier fala sobre técnicas que nos ajudam a arar a terra, para a semente das ideias ser plantada em nossas mentes. Muitos escritores principiantes começam porque tiveram uma ideia incrível, mas não sabem como manter essa ideia viva durante o processo longo, cansativo e, as vezes, frustrante da escrita.

Para Munier “se você não estiver engajado, como você pode esperar que o leitor também se engaje Se você não está se divertindo, como você pode esperar que o leitor também se divirta? Se você não estiver entretido, como você pode esperar que o leitor também esteja?”. É por isso que a inspiração deve ser encontrada e mantida, como o galão reserva para o caso de faltar gasolina no meio do caminho. A inspiração impulsiona a ideia e não pode ser descartada, só porque a ideia já se formou.

Sem motivação ninguém senta para escrever. A inspiração é sua motivação. Escrever não é fácil. Quem diz que é fácil, não é um escritor de verdade. Pode parecer meio duro isso, mas pergunte a qualquer escritor se é mamão com açúcar escrever um romance? Ele vai dizer que foi complicado. Sempre é.

Mas escritores valentes não se deixam abater por empecilhos. Não deixam. Por esse motivo você vai começar, assim como eu, a praticar as dicas de Paul Munier. Assim quando a inspiração quiser fugir, você vai usar uma dessas técnicas e manterá as ideias num ciclo de produtividade. Sua mente não pode estagnar e ela não vai se você seguir essas dicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...