segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Inspiração



Há mais de uma semana estou na minha terra Natal, Rio Grande do Sul. Essa viagem é profissional, pessoal e indescritível. Uma mistura de sensações e emoções.  Hoje estou em Vila Flores, uma cidadezinha pequena, linda e aconchegante, com um estilo italiano.


Vila Flores ficava a beira do caminho dos tropeiros que transportavam seu gado para Lagoa Vermelha, que tinham como ponto de referência um velho pinheiro que pegou fogo em uma queimada. O local era conhecido como Pinheiro Seco. Por volta de 1884 surge a capela de Santo Antônio de Pádua e a construção de algumas casas. A posição intermediária entre Alfredo Chaves (atual Veranópolis) e Capoeiras (atual Nova Prata), permitiu que se tornasse um local de descanso para pouso e refeição dos carreteiros que ali passavam. Em 1898, a Colônia Alfredo Chaves, desmembrou-se de Lagoa Vermelha e é elevada a categoria de município, abrangendo também Monte Vêneto (Cotiporã), Bela Vista (Fagundes Varela), Vista Alegre, Pinheiro Seco (Vila Flores), Nova Bassano e Capoeiras (Nova Prata). Em 1920, Pinheiro Seco passa a denominar-se Vila Flores, em homenagem a família Fiori, uma das primeiras famílias que ali se estabeleceram, iniciando diversos negócios. 

A literatura é inspiração, e um lugar como Vila da Flores, me deu inúmeras ideias para escrever novos livros. Rever meus pais, minha família, é inspirador. Esses dias estão sendo encantadores.


Ninguém cria nada do nada. Toda ideia surge de alguma outra ideia anterior. A maioria das pessoas perguntam, de onde surgiu a inspiração para sua história? Como se isso fosse algo de outro mundo e quando explicamos que, na verdade, a ideia surgiu de um lugar inesperado e comum. As pessoas se impressionam e nos chamam de “criativos”, uns mais emocionados dizem que somos “geniais”.

Lembre-se,  você é criativo e genial. Escritores são pessoas que sempre enxergam o mundo com potencial narrativo. Isso porque a inspiração para escrever não se cria, se encontra.

Ela já está ali, as vezes, na nossa frente, dançando nos nossos olhos e nem sequer percebemos. A inspiração é a magica que faz com que coisas inacreditáveis se tornem histórias empolgantes e inesquecíveis. Ative seu modo Sherlock Holmes das ideias e vamos lá!

Como eu que estou inspirada em Vila Flores, inspire-se onde você esta e conte comigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...