sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Mergulhe de cabeça


Pratique essa técnica de observar e torne-a um hábito. E nunca mais sua vida de escritor será a mesma. Com o tempo, você vai poder fazer mentalmente, algo que eu amo, analisar histórias, personagens, dissecar as tramas e subtramas. Fazendo uma linha do tempo mental sobre cada acontecimento no enredo, marcando os pontos de reviravolta, os ganchos mais excitantes e o mais legal de tudo, na minha singela opinião, a capacidade do autor de manter o suspense e expectativa para o clímax.

Eu faço isso o tempo todo, com qualquer coisa que eu assisto. Seja filme, série ou novela. Analiso e aprendo. Faço-me as seis perguntas que Rubens Marchioni nos aconselha no livro Escrita Criativa da Ideia ao Texto. Ele diz que devemos fazer perguntas que desenvolvam o cérebro. Segundo ele, as seis melhores são: O que, quem, quando, onde, como, por que.

Sendo que a ultima eu uso mais, principalmente quando reclamo dos autores e algumas decisões arbitrárias. Porque como uma boa telespectadora, eu tenho o direito de querer ver meu casal feliz no final. Pratique esse exercício. Questione. Aprenda das pessoas e do mundo. Não menospreze nenhum conhecimento, nenhum ponto de vista, até os mais loucos, tem algo a acrescentar para seu banco de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...