Se você tem interesse em lançar sua própria obra, talvez já tenha se perguntado quanto custa publicar um livro e como sabe, empreender é um investimento, seja de tempo ou dinheiro.
Antes de tudo, entenda que cada livro é um projeto único e pode demandar diferentes serviços editoriais. Porém, de maneira geral, o processo de edição de um livro de ficção inclui:
- Registro de Direitos Autorais: melhor maneira de proteger os direitos autorais do seu livro;
- Leitura crítica: parecer técnico de um profissional ou feedback de um leitor beta. O autor pode aperfeiçoar sua obra segundo os apontamentos fornecidos nesse tipo de serviço;
- Revisão: se o seu livro passou por uma leitura crítica e foi refinado a partir dela, a revisão pode se concentrar na correção de erros ortográficos e gramaticais;
- Preparação de texto / organização para a diagramação: consiste em um trabalho de formatação e estruturação do conteúdo com orientações sobre sumário, página de créditos, notas e outros índices que farão parte do livro. Se você estiver se autopublicando, pode fazer essa tarefa por conta própria. Basta inserir no original as devidas orientações para o designer;
- Diagramação e design editorial: destinado à confecção de capa do livro e paginação do miolo (páginas internas);
- Revisão de prova: visa reparar erros visuais que podem surgir do trabalho da diagramação do livro. Por exemplo, numerações de páginas, cabeçalhos, rodapés e etc.;
- ISBN: código numérico e código de barras de identificação da publicação;
- Ficha catalográfica: documento obrigatório do livro que reúne as informações de catalogação da obra;
- Publicação, Averbação e Depósito Legal: atualização do registro do livro e distribuição da obra ao público.
Diversos conteúdos na internet dizem que é possível publicar um livro sem gastar nada ou quase nada, o que não é verdade. Mas, é possível economizar e reduzir custos. Segue 3 dicas de ouro para reduzir custos de publicação:
- Com a minha mentoria, seu livro fica pronto para comercialização e como tenho expertise, os custos versus os benefícios são mais atrativos do que você pagar por cada serviço editorial.
- O livro digital (e-book) reduz o custo de impressão do livro.
- A tecnologia de impressão sob demanda é uma alternativa de publicar sem arcar com custos de impressão. Ainda é possível imprimir pequenas tiragens (a partir de 30 unidades, por exemplo) e o livro físico ainda é o mais apreciado pelos leitores assíduos.
Se o seu orçamento é pequeno, não se assuste com a estimativa de quanto custa publicar um livro! Uma alternativa é contratar minha mentoria e parcelar o valor.
Seja qual for a sua estratégia, o importante é não desistir. Pois, você só realizará o sonho de ser um escritor quando de fato publicar sua obra. Então, planeje-se e comece a colocar este sonho em prática, mesmo que um pouquinho de cada vez.
Se quiserem saber mais sobre quanto custa para publicar um livro, e mais dicas, comentem abaixo, que preparo uma nova postagem.
Abraços,
Leni
Nenhum comentário:
Postar um comentário