sábado, 11 de março de 2017

GUAPORENSE É A MAIS NOVA IMORTAL DA ACADEMINA SINOPENSE DE CIÊNCIAS E LETRAS (ASCL)



Leni Chiarello Ziliotto é natural de Guaporé-RS. Residiu em Passo Fundo- RS, em Serafina Corrêa-RS e em Nova Mutum-MT. Atualmente reside em Sinop-MT. Como profissional semeou para colher satisfação pela semeadura, para apreciar a floração, e da frutificação provar, sorver o sumo que alegra a consciência de quem fez um bom trabalho. Semeou cultura, inovações na educação, conhecimento.
Muito contribuiu para a sociedade em todos os lugares onde atuou. Mais especificamente em Guaporé e Serafina Correa, à frente da educação pública, se destacou no magistério e na gestão da educação com profissionalismo, ética, competência e amorosidade.

Não menos que isso, na condição de sócia proprietária da Escola Brancca Maria, fez a diferença na vida de muitas pessoas, não apenas em Guaporé e Serafina Corrêa, como também, em Muçum, Encantado, Dois Lageados, União da Serra, Montauri, Casca, Vila Maria, Paraí, Nova Aração, Nova Prata, Nova Bassano, Veranópilos, São Jorge, Vanini, São Domingos, David Canabarro, Cicíaco, Água Santa e outros, realizando o sonho do diploma universitário e da certificação em pós graduação, o que, além de elevar a autoestima, favorece para a valorização profissional.

Dinamismo e liderança são as palavras que mais definem essa guaporense que continua sua trajetória de agente social ético e para a cidadania em terras mato-grossenses. Atuou na educação e na cultura do município de Nova Mutum e atualmente no município de Sinop, no norte do estado.

Possui formação acadêmica em: Doutoranda em Epistemologia e História da Ciência (UNTREF – Argentina); Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental (LEÓN – Espanha); Especialista em Supervisão Escolar (PUC/RS); Especialista em Educação Ambiental (UCB/RJ); Especialista em Educação a Distância (SENAC/RS); Graduada em Ciências Exatas e em Biologia (UPF/RS).

Mas, falar de Leni sem falar de literatura, sem falar de poesia, seria como falar de escola sem falar de aluno. Leni escreve poemas desde seus 12 anos de idade, publicando sua primeira obra em 2001, na Jornada de Literatura de Passo Fundo: Metamorfose, livro de poemas traduzido para o italiano, Metamorfosi.

Sua trajetória na literatura registra as seguintes publicações e participações:

Produção independente: Metamorfose/Metamorfosi (2001); Mosaico de Palavras (2004); Sonhos Vividos (2005); Amor meu sol (2006); Sabores (2008); Mosaico de Palavras  (2ª edição 2010); Carolina fechou uma porta (1ª edição 2011); Carolina fechou uma porta (2ª edição 2012); Carolina fechou uma porta (3ª edição 2012); Carolina Conectada (2013); O Brilho de Estrelas Imortais (2014); As Cores e os Amores (2015).

Antologia: Antologia Scortecci (2002); Voo Independente (AGEI 2002 a 2009); Tempo Definido (2003); Tempo de Poesia (2003); Livre Pensador (2003); 1ª Antologia Poética (2004); 2ª e 3ª Antologia Poética (2005 e 2006); Antologia Literária Virtualismo (2005); Roda-Mundo, Roda-Gigante (2004 a 2009);  Delicatta (2012); Poetas Em/cena (2014): Poesia em movimento (2016).

Organização de obrasGestão Escolar - Educação a Distância (Guaporé/RS. 2005); Hai Cais Antologia e Contos de Fadas Contemporâneos–Coletânea (E-book de alunos da Escola Maria Costa Marocco, Serafina Corrêa-RS, 2005); Psicopedagogia - Educação a Distância (Guaporé/RS e São Jorge/RS. 2006); Psicopedagogia - Educação a Distância 2 (Casca/RS. 2006).

Também, Leni Chiarello Ziliotto é autora da letra da música, Penso, que ganhou o primeiro prêmio como melhor letra no concurso: Sim, Guaporé Tem Talento, na comemoração do centenário de fundação do município.

Atualmente, além da literatura, a guaporense Leni se dedica a outras artes, como o Cinema, coordenando a produção de curta metragens produzidos por jovens. Os últimos três curtas produzidos concorrerão no Festival de Curta Metragem de Mato Grosso durante os dias 13 a 16 de março, em Primavera do Leste.

Além do cinema, Leni organiza e promove exposições de artes plásticas, tendo já em seu currículo as seguintes exposições: Na Semana do Município – Sinop/MT, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, em setembro de 2016: a) Interculturalidade e b) Pioneirismo; Na Semana Mato Grosso 2016 , em Sinop/MT, maio de 2016: a) Colégio Regina Pacis - Interculturalidade e b) Escola Técnica de Sinop – Interculturalidade; Na Semana Pedagógica 2016, no município de Vera/MT, no Centro Cultural, em março de 2016:  a) As Cores e os Amores; Por ocasião do lançamento do Livro As Cores e os Amores na Câmara Municipal de Vereadores de Sinop/MT, em novembro de 2015: a) As Cores e os Amores

É uma trajetória literária significativa, sendo que todas as obras publicadas estão com suas edições esgotadas. Seu novo projeto é a obra O Brilho de Estelas Imortais volume 2 com previsão de lançamento para abril de 2017 em Sinop/MT e a coletânea Poemas Vivos, com previsão de lançamento para o início de 2018.

Não há dúvidas do merecimento de sua indicação para uma cadeira em academia literária, o que ocorreu dia 4 de março deste ano. A guaporense Leni Chiarello Ziliotto tomou posse na Academia Sinopense de Ciências e Letras (ASCL), ocupando a cadeira de nº 21. Patrono – Érico Veríssimo.









A ACADEMIA
A Academia Sinopense de Ciências e Letras foi criada oficialmente no dia três de novembro de 2008. No dia 23/07/14 realizou-se a solene posse dos catorze acadêmicos atuantes na entidade. O primeiro estatuto já previa quarenta cadeiras o que foi mantido com a reforma em 2016, sendo oito para pessoas dos municípios do norte de Mato Grasso.

Em dezesseis de setembro de 2015 a ASCL foi declarada de utilidade pública pelo decreto 208/2015. Em dezesseis de dezembro do mesmo ano, a ASCL recebeu a CESSÃO DE USO DE IMÓVEL PÚBLICO (Lei municipal 2251/ 2015), do imóvel R-39-B7, com extensão de 2.006,90 m2, situado à Avenida Alexandre Ferronato, perto do Centro de Eventos Dante de Oliveira, em Sinop – MT.

Os acadêmicos da ASCL são:
Cadeira nº 1 Ireneu Bruno Jaeger
Cadeira nº 2 Josemar Nunes,
Cadeira nº 3 Luiz Erardi F. dos Santos,
Cadeira nº 4 Bernadete Crecêncio Laurindo,
Cadeira nº 5 Adélia Stédile de Matos,
Cadeira nº 6 Rosana de Barros Varella,
Cadeira nº 7 Jéferson Odair Diel,
Cadeira nº 8 Jaqueline Sandra Diel,
Cadeira nº 9 Marieta Prata de Lima Dias,
Cadeira nº 10 Klaus Henrique Santos,
Cadeira nº 11 Cristiane Oliveira,
Cadeira nº 12 Pe. Ramiro Perotto,
Cadeira nº 13 Fábio Kawati
Cadeira nº 14 Vinicius Dallagnol Reis.
Cadeira nº 15 - Dolores Flor da Cruz Leite
Cadeira nº 16 - Sérgio Alessandro Soares Fragoso  
Cadeira nº 17 - Roberta Martins Nogueira
Cadeira nº 18 - Evaldo Martins Pires    
Cadeira nº 19 - Brenda Carvalho
Cadeira nº 20 - José Lucas Valeriano Lisboa
Cadeira nº 21 – Patrono Érico Veríssimo - Leni Chiarello Ziliotto













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...