quarta-feira, 1 de novembro de 2023

AJEB MT Fortalece Cultura, Literatura e Comunicação

A Posse Festiva e Entrega de Homenagens da AJEB MT não é apenas uma cerimônia formal, mas um testemunho da força da união e do compromisso das mulheres jornalistas e escritoras em Mato Grosso.



A Associação de Jornalistas e Escritoras de Mato Grosso (AJEB MT) está no centro de um movimento inspirador de união e empoderamento liderado por um grupo de mulheres jornalistas, escritoras e intelectuais. Recentemente, a AJEB MT realizou um evento de significado profundo que não apenas formalizou a nova diretoria e homenageou personalidades, parceiros e apoiadores, mas também celebrou a força e o propósito que impulsionam essa união em prol da cultura, literatura e comunicação produzidas por mulheres.

A presidente da AJEB MT, Leni Chiarello Ziliotto, uma das fundadoras da associação, lidera com paixão e entusiasmo, reforçando o compromisso de promover a cultura e a comunicação em Mato Grosso. A posse não foi apenas um ato protocolar; ela serviu como uma afirmação da união e da determinação do grupo.

Parte significativa do evento foi a primeira TED Talk Internacional de Comunicação AJEB MT, que reuniu palestrantes influentes para discutir temas relevantes, como a responsabilidade da comunicação, a importância das mulheres na política, o autocuidado e a qualidade de vida. A presidente da AJEB Nacional, Irislene Castelo Branco Morato, trouxe seu conhecimento e perspectivas valiosas para o palco, fortalecendo o evento com sua experiência.

O 1º Salão Internacional do Livro AJEB MT trouxe a literatura para o centro das atenções, destacando o acervo da biblioteca, a produção literária local e o lançamento da Coletânea Poética Internacional “Mulheres Notáveis”. O evento ofereceu momentos de integração, como o "1º Café Ajebiano Mato Grosso", realizado no Hotel Italiano, fortalecendo os laços entre as associadas e os convidados de honra.

O programa incluiu um "Passeio Verde Cultural", que permitiu que os visitantes explorassem a riqueza da natureza local, incluindo locais históricos e culturais, graças ao apoio da Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil e do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso. Um Sarau Poético Musical encerrou o evento, celebrando a tradição da poesia como forma de expressão cultural e artística.

A AJEB MT e suas associadas representam um exemplo inspirador de como a paixão pela escrita, comunicação e cultura pode unir mulheres de diferentes origens e áreas de atuação em uma causa comum. A participação da presidente da AJEB Nacional, Irislene Castelo Branco Morato, reforça o compromisso da associação com uma visão ampla e nacional da promoção da cultura e da literatura feminina.

O compromisso da AJEB MT com a cultura, a literatura e a comunicação feminina representa uma valiosa contribuição para a cena cultural de Mato Grosso e do país como um todo. Além das atividades formais, a associação demonstra sua determinação através de iniciativas como o 1º Salão Internacional do Livro AJEB MT e a aquisição da sede no prédio da TV SBT Sinop, que serve como um marco físico desse compromisso.

A diversidade de atividades realizadas durante o evento de posse mostra a amplitude e a diversidade de talentos e interesses das "ajebianas". Elas não se limitam a um único aspecto da cultura ou da comunicação, mas buscam enriquecer todos os aspectos dessa esfera. O compromisso da AJEB MT é um lembrete de que a união de mulheres jornalistas e escritoras é uma força poderosa que pode trazer mudanças significativas na sociedade.

O ativismo da AJEB MT está apenas começando, e o futuro da cultura, literatura e comunicação feminina em Mato Grosso parece promissor, graças ao poder da união e do compromisso das "ajebianas". A Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Mato Grosso tem o privilégio de contar com um grupo diversificado de mulheres jornalistas e escritoras que se destacam por suas contribuições à literatura, cultura e sociedade.

A presidente coordenadora fundadora, Leni Chiarello Ziliotto, é uma escritora premiada com 23 livros publicados, alguns deles traduzidos para seis idiomas, além de ser uma mentora literária e palestrante renomada. Sua liderança e dedicação à cultura e à educação são admiradas por todas.

A Posse Festiva e Entrega de Homenagens da AJEB MT não é apenas uma cerimônia formal, mas um testemunho da força da união e do compromisso das mulheres jornalistas e escritoras em Mato Grosso. É uma celebração da diversidade, da paixão pela cultura e pela literatura, e um lembrete de que juntas, essas mulheres podem alcançar grandes feitos. O futuro da cultura, literatura e comunicação feminina em Mato Grosso parece brilhante.



Sobre Leni Zilioto



Leni Zilioto é uma escritora renomada, mentora literária, nascida no Rio Grande do Sul e radicada há 10 anos em Mato Grosso, com o título de cidadã mato-grossense pelo seu trabalho social em prol da arte, da cultura e da leitura. Seus trabalhos têm sido amplamente premiados nacionalmente e internacionalmente. Possui vários títulos e honrarias. Faz parte de diversas academias e federações literárias e de artes. É embaixadora cultural na Confederação Internacional do Livro, criadora e coordenadora do programa online “Café com Leni” e diretora da AJEB-MT. Leni Zilioto é uma respeitada Embaixadora Cultural pela Confederação Internacional do Livro, conhecida por seu compromisso inabalável em promover a leitura e a cultura literária em todo o mundo.


Sobre a Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB

Fundada em 1970, a AJEB promove a 'perenidade do pensamento pela palavra'. Hoje, estão em 21 estados e o Distrito Federal, e em 2023, inauguraram a sede em Mato Grosso, graças ao esforço conjunto de todos os envolvidos e claro, da Leni Zilioto, a diretora da AJEB-MT.


Para obter mais informações

Leni Zilioto

Site: www.lenizilito.com.br

Blog: http://lenichiarello.blogspot.com

Contato: (66)99966-2765


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...