domingo, 26 de março de 2017

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS



Criador do movimento de Filosofia para Criança e professor emérito da Montclais State Universiti nasceu 24 de agosto de 1923 em Vineland, Nova Jersey, e faleceu em 26 de dezembro de 2010, West Orange, Nova Jersey.
Serviu na infantaria dos EUA de 43 a 46 na França e na Alemanha ajudando a libertar os campos de concentração.

Estudou em Stanford, Columbia, na Sorbonne, em Paris, e na Universidade da Áustria, obtendo seu Ph.D. em Filosofia pela Universidade de Columbia em 1954.

Tornou-se professor de Filosofia da Universidade de Columbia, no Sarah Lawrence College e no City College de Nova Yorkem 1950 e 1960.
Suas experiências no ensino de filosofia para os estudantes universitários de educação de adultos, e o fato de ter testemunhado a turbulência política que ocorreu nos campi universitários de todo o país na década de 60 o convenceram de que aprender a pensar criticamente, inquirir sobre questões filosóficas e formar julgamentos razoáveis devem começar muito mais cedo na formação dos estudantes.

Em 1969, com apoio do National Enfowment for the Humanities, começou a escreversua primeira novela filosófica para crianças, Harry Stottlemeier Discovery, traduzido para o Brasil (A descoberta de Ari dos Telles), que foi testada em escolas públicas em Montclair, Nova Jersey.

Em 1972, deixou a Universidade de Columbia para ir para Montclair State College para desenvolver suas ideias sobre o que veio a ser conhecido como “Filosofia para Crianças”.

Em 1974, fundou o Institute for the Advancement of Philosophy for Children (IAOC) (Instituto para o Avanço da Filosofia para Criança), com a co-fundadora Ann Margaret Sharp, e nas três décadas seguintes tornou-se um líder nacional e mundial no campo do pensamento crítico e na área da filosofia pré-universitária e da reforma educacional.

Filosofia para Crianças se tornou o movimento em nível nacional, com workshops organizados em cada estado, através da difusão da Rede nacional do Departamento de Educação. O movimento também se espalhou pelo mundo, com as organizações locais e nacionais em mais de quarenta países e associações regionais na Europa, América Latina e  Australia.

O programa, Currículo das Novelas Filosóficas, foi traduzido para dezenas de idiomas e, em 1985, foi fundado o International Council for Philosophical Inquiry with Children (ICPIC) (Conselho Nacional para a Investigação Filosófica com Crianças) em Copenhagen.

Sua carreira acadêmica envolve cursos de formação em filosofia e educação, escritas no primeiro currículo sistemático do mundo da filosofia pré-universitária, a criação de programas de mestrado e doutorado em Filosofia para Crianças, a realização de pesquisa empírica sobre o pensamento das crianças e sobre a investigação filosófica, fundação da revista Thinking, a realização de conferências e workshops de desenvolvimento profissional, aquisição de bolsas de pesquisa, e a escrita de dezenas de livros e artigos científicos.

Aposentou-se da Montclair State, em 2001, mas manteve-se um estudioso ativo, publicando inúmeros artigos e entrevistas, e escrever a sua autobiografia, que foi publicada em 2008.

Em 1952 casou-se com Wynona Moore (1932-1999), a primeira mulher Africana_Americana a ser eleita para o Senado de Nova Jersey (1971) e membro mais antigo do Senado no momento de sua morte. Tiveram dois filhos, Will, que morreu em 1984, e Karen, que vive em Geórgia. Em 1974, casou com Theresa Smith, que faleceu em 2009.


Joe Oyler – www.montclair.edu/iapc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...