DE
PESSOAS NÃO ACEITAS PELAS “ACADEMIAS”
Quando a educação não é
libertadora, o sonho do oprimido é ser o
opressor.
O erro, na verdade, não é ter
um certo ponto de vista, mas absolutizá-lo e desconhecer que, mesmo do acerto
de seu ponto de vista é possível que a razão ética nem sempre esteja com ele.
Não há saber mais ou menos: há
saberes diferenciado.
A alegria não chega apenas no
encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender
não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.
Gosto de ser gente porque,
inacabado, sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do inacabamento,
sei que posso ir mais além dele. Esta é a diferença profunda entre o ser
condicionado e o ser determinado. A diferença entre o inacabado que não se sabe
como tal e o inacabado que histórica e socialmente alcançou a possibilidade de
saber-se inacabado.
Eu sou um intelectual que não
tem medo de ser amoroso. Amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas
e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da
caridade.
Ninguém ignora tudo. Ninguém
sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa.
Por isso aprendemos sempre.
A humildade exprime uma das
raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.
Ai daqueles que pararem com
sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai
daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã pelo profundo engajamento
com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de
rotina.
a educação tem a função de
libertar, de abrir a mente, de conscientizar e fazer com que as pessoas
reflitam sobre suas ações e tomem seu lugar de protagonistas de suas próprias
histórias.
Amar é um ato de coragem.
Paulo
Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário