Ou
seja, a afirmação é que o crescimento do país está acontecendo com inclusão
social porque: a renda das famílias cresce reduzindo assim desigualdades; há crescimento de emprego e
este é com qualidade; o brasileiro tem aumento de expectativa de vida através
de uma medicina de prevenção; há elevação da escolaridade e da qualidade do
ensino e crescimento do acesso a bens e serviços como energia elétrica,
abastecimento de água e do esgoto sanitário, telefone e internet.
Os protestos que ocorreram durante o mês de junho em todo o Brasil, porém, parece ser
uma demonstração de que o povo brasileiro não corrobora com as afirmações contidas
nesse documento, ou a população brasileira não está informada da real situação
de seu país. Também o noticiário televisionado informou esta semana que o
índice de desenvolvimento humano no Brasil cresceu e o fato se deve a diversos
fatores, entre eles: caiu a mortalidade infantil; nascem menos filhos por
família que décadas anteriores; a renda familiar e a educação avançaram; e a
expectativa de vida aumentou. O
noticiário apontou desafios para continuar avançando, como a distribuição de
renda e políticas públicas para corrigir as desigualdades bem como a melhoria
do ensino.
Diante
disso, percebe-se a necessidade de um estudo aprofundado e de análise
criteriosa acerca desse fenômeno que conjuga informação, desenvolvimento
humano, políticas públicas, movimentos sociais e gestão da sociedade brasileira, a fim de posicionar-se com criticidade e maior probabilidade de acertos nos
resultados. Essa postura é dever de todo o cidadão brasileiro, com maior ênfase
aos que representam grupos, classes, entidades, como é o caso dos conselhos,
responsáveis pelo acompanhamento e controle das ações que envolvem a gestão e
as políticas públicas.
Já
em Nova Mutum-MT, dia 31 de julho do corrente ano, no auditório da Câmara
Municipal de Vereadores de Nova Mutum-MT, ocorreu uma assembleia promovida pelo
poder público municipal e aberta ao público em geral, para análise das
indicações feitas pelos Secretários Municipais para o Plano Plurianual (PPA). A
exposição das indicações foi feita por um dos Secretários, que iniciou a fala
dizendo que “o que garante a oferta e a efetivação dos serviços sociais é a
arrecadação.” E que, por isso, “devemos fazer uma campanha para aumentar a
arrecadação nos próximos anos.” Seguiu dizendo que Nova Mutum é um município
que não tem dívida pública.
Sendo
que nossa atuação é no Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de
Educação e Cultura, faremos um detalhamento somente das ações referentes a
este. Antes, porém, relataremos brevemente algumas ações significativas
previstas no PPA de Nova Mutum-MT:
1.
Construção da Câmara de Vereadores.
2.
Revitalização da Avenida Mutum, das
praças, dos canteiros e das demais vias públicas.
3.
Ciclovia.
4.
Estruturação dos lagos.
5.
Organização dos trevos de acesso à
cidade.
6.
Sistema de saneamento básico com
reestruturação da rede de esgoto e da coleta e destinação dos resíduos sólidos.
7.
Especificidades de cada Secretaria.
8.
Da Secretaria de Educação e Cultura:
a.
Gestão de mais de 800 servidores e
mais de 5 mil alunos.
b.
Atendimento da demanda de alunos que
é de aproximadamente 700 novos alunos/ano.
c.
Eventos.
d.
Repasses diretos para escolas.
e.
Capacitação.
f.
Esportes.
g.
Frota de veículos.
h.
Reformas.
i.
Construção de escolas e outras obras.
j.
Construção de centros de educação.
k.
Mobiliário.
l.
Educação infantil.
m. Programas e convênios.
n.
Transporte escolar.
o.
Merenda escolar.
p.
Departamento de Cultura:
i.
Gestão do Cine Ipê Roxo
ii.
Construção e gestão da Casa da Cultura.
iii.
Apoio a entidades culturais
organizadas.
iv.
Eventos.
v.
Gestão da Biblioteca Pública
Municipal.
vi.
Móveis e equipamentos.
vii.
Construção de anfiteatro.
viii.
Apoio a projetos culturais via Fundo
Municipal da Cultura.
Em
conversa, ao final da assembleia, com alguns participantes, ouvimos manifestações
diversas, desde elogios até análise da forma com que as indicações foram feitas
e que a assembleia foi conduzida, considerando que não houve efetiva democracia
cidadã uma vez que a comunidade não foi chamada para construir e sim apenas
para ser informada das indicações. Tanto na esfera
municipal quanto federal, os indicadores sociais buscam traduzir um pouco do
contexto da realidade social. Por isso, deveriam ser construídos a partir da
combinação de dados de pesquisas de diferentes naturezas e produzidos por
várias instituições e representações sociais. O Secretário que
apresentou as propostas informou que o exposto é uma prévia de indicações para
o PPA, e que a comunidade de Nova Mutum está convidada a participar com indicações
e analise do exposto até o dia 31 de agosto.
Januzzi (2009) apoud Marques e Aro (2013) diz que conhecer bem a realidade
social a que se destina a política pública não é condição suficiente para
garantirmos o cumprimento dos objetivos a que ela se destina. É importante lembrar
que os encaminhamentos de qualquer programa público dependem, necessariamente, de
decisões de natureza política.
Enfim,
é evidente que a atuação dos conselhos é fator importante para a construção de
uma democracia cidadã no que diz respeito ao Orçamento Público desde os
princípios de elaboração, passando pelas etapas e procedimentos até a aprovação
a execução e por fim o controle e avaliação. Essa é uma condição para que os
Planos e as Leis Orçamentárias dos governos, nas diferentes instâncias, se
concretizem em ações e aplicações em benefício dos cidadãos.
BRASIL. Governo Federal. Indicadores de Desenvolvimento Brasileiro. Brasília,
Janeiro 2013.
MARQUES, N.deA.; ARO, E.R. Gestão Pública em Mato Grosso Módulo II: Os Conselhos de Políticas Públicas na
Efetivação do Controle Social em Mato Grosso. Material de apoio. Curso de extensão -
os conselhos de políticas públicas na efetivação do controle social em Mato
Grosso - Módulo I - Ministério
da Educação; Universidade Federal de Mato Grosso; Instituto de Educação
Departamento de Ensino e Organização Escolar. Mato Grosso, 2013.
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