domingo, 28 de abril de 2019

28 de abril - DIA DA EDUCAÇÃO




A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.
Aristóteles


Muitas pessoas associam a palavra "educação" com o um quadro e giz. 



Hoje, talvez, um tablete.





Ou lápis coloridos. Ou professor e aluno. Ou sucesso pessoal e profissional relacionado a livros. 





Ou seja, a palavra remete ao universo escolar.

Mas, educação é também social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.

A família é a base da formação educacional de uma pessoa, os pais ou responsáveis devem estar atentos e participar da formação dos valores sociais, éticos e morais do indivíduo.

Educação é brincar.



É cuidar.



É conversar.







Quando a família tem bons princípios de educação, usando em seu cotidiano formas educadas de lidar uns com os outros, falando num tom de voz tranquilo e baixo, usando as palavras que traduzem educação e delicadeza, como dar bom-dia e boa-noite, pedir por favor, agradecer com um muito obrigada, pedindo licença, dentre várias outras, a criança absorve esses conceitos e os leva por toda a vida.

E é bom lembrar que aquilo que se aprende na infância fica por toda a vida e o que não se aprende quando pequeno fica muito mais difícil de ser aprendido depois.


Origem do Dia da Educação

O dia da Educação foi escolhido no dia 28 de abril quando terminava o Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal, no ano de 2000. Neste Fórum ficou estabelecido o compromisso dos países de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo.


Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância.
Derek Bok




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...