quinta-feira, 11 de outubro de 2012


Eleições 2012

  


Quando fazemos uma escolha, qualquer escolha, estamos dizendo sim para um lado e dizendo não para outro. Então, algum sofrimento vai haver.  
 
O pensamento da jornalista e escritora Martha descreve, perfeitamente, os meus sentimentos quando recebi o convite para participar do pleito eleitoral, deste ano, como candidata à Câmara Municipal da cidade de Nova Mutum-MT.
Já aceitara muitos desafios na vida. Esse era mais um que se colocava em meu caminho. Pela primeira vez, iria envolver-me diretamente com a política. Nova experiência, novas atitudes, novas decisões.
Como em todas as ações da minha vida, parti para a campanha com a única ideia de dar minha contribuição, de alguma forma, através do meu trabalho profissional e humano, àquela comunidade.
Mas os votos da Professora Leni foram poucos, bem longe do necessário para ser eleita. Mesmo assim, me percebo vitoriosa, porque cada um desses votos representa compromisso com o melhor para Nova Mutum, e me reconheço corajosa ao haver aceitado ser candidata em um cenário novo, quase desconhecido, pois que residira pouco tempo nessa cidade.  Por isso minha sensação de vitória e coragem, porque não procurei candidatar-me. Minha presença fora notada, fui procurada, convidada.
Por que aceitei?
As razões são várias. Entre elas, traço marcante da minha personalidade, a curiosidade. A curiosidade é a semente da sabedoria – dizem, e eu precisava conhecer o âmago de um processo eleitoral para cargo político, pois saber da essência das coisas é fundamental para quem escreve. E eu queria ter essa experiência. Como sou uma pessoa que não fica em paz enquanto tiver dúvidas, fui me esclarecer na prática. Como disse Willian Shakespeare, “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por um simples medo de arriscar”.
E arrisquei-me.
A sociedade humana evoluiu porque pessoas se arriscaram, mesmo que em alguns momentos não tenham vencido. Não há evolução humana sem riscos; não há tentativas sem erros. E não estaríamos neste estágio se o homem não houvesse se arriscado. Aquele que teme correr riscos estaciona no tempo, nada descobre, nada sabe e jamais saberá. A evolução do homem e o progresso não se deram por acomodados, mas por quem teve a curiosidade de procurar o conhecimento.
Faço essa colocação porque a experiência da minha primeira candidatura foi um ganho importante. A breve caminhada da campanha eleitoral provocou mudanças em mim, um novo processo existencial. Dia a dia, aprendemos, nos transformamos, e o conhecimento, os desafios aceitos e vencidos são as mãos que desfazem nossos casulos. Liberdade!
Evocando um texto postado no blog de um familiar, meu cunhado, Paulo Amaro, faço minhas as palavras, para dizer que candidatar-se a um cargo político, seja qual for, é a maior prova de coragem que uma pessoa pode dar aos seus amigos e àqueles que não acreditam no seu potencial, na sua capacidade. Receber um voto é uma prova de que alguém acredita em você, não importa que seja o seu próprio voto, ninguém sabe quem votou, pois o voto é secreto. Ter 2 votos, então!? Significa que você não está só nessa loucura, ou nessa lucidez! Não ser eleito, por ter faltado 1 ou 200 votos, não significa uma derrota, mas uma vitória do seu trabalho, do seu ânimo, do seu desejo e de muitas outras pessoas!
Isso quer dizer que ser votado é ser reconhecido, é ser compreendido, É EXISTIR! Por isso, parabéns a todos que se candidataram, a todos que foram eleitos e a todos que foram VOTADOS! Parabéns, também, aos eleitos para o Executivo e o Legislativo, em Nova Mutum-MT. Estarei presente, na condição de cidadã, para participar e monitorar a efetivação de cada proposta feita pela nova equipe de gestores públicos eleita nesse dia 7 de outubro. 
AGRADECIMENTO
Quero deixar aqui o agradecimento à equipe que apoiou durante a campanha, aos meus cabos eleitorais, a cada família e a cada casa de comércio que me recebeu cordialmente e, de maneira especial, à minha família.
Acima de tudo, agradeço a confiança de cada eleitor que acreditou em minhas propostase depositou com seu voto em meu nome.
 

Todos fizeram de mim um ser humano melhor.

Obrigada.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...