segunda-feira, 30 de agosto de 2010

TRÁFICO DE MIGRANTES ESTÁ ENTRE TEMATICAS DO II FORUM INTERNACIONAL DE MIGRAÇÃO E PAZ


“Tráfico de Pessoas e Tráfico de Migrantes: Tendências e Desafios”, será o tema do painel a ser apresentado no dia 2 de setembro, às 17h15, no II Fórum Internacional de Migração e Paz, que ocorrerá em Bogotá (Colômbia) de 1 a 3 de setembro.

Foram convidados para abordar a temática o Diretor da Casa do Migrante em Tapachula no México, Flor Maria Rigone; Adriana Ruiz-Restrepo, especialista na problemática do tráfico de migrantes; a Subdiretora de Promoção Internacional junto à Divisão Distrital de Relações Internacionais da Prefeitura de Bogotá, Ângela Sofia Garzón; a Ex-ministra da Áustria, Helga Konrad especialista no tema e Oscar Gómez Diez, Diretor Executivo da Fundação Esperança da Colômbia.

O tráfico internacional de seres humanos é considerado uma forma moderna de escravidão. A maioria das vítimas é composta por mulheres, crianças e adolescentes que são aliciadas para exploração sexual ou mão-de-obra escrava.

Segundo as estimativas globais da ONU, mais de 2 milhões de pessoas são vítimas do tráfico humano a cada ano. A globalização, o fluxo intensificado de pessoas, de capital e informação, gera grandes oportunidades no desenvolvimento internacional, mas também cria riscos e abre espaço para o crime organizado transnacional.



Outras temáticas

“Migração: Convivência Pacífica e Independência. Para Novas Perspectivas de Cidadania e Democracia”, será a temática central para os 400 convidados do II Fórum Internacional de Migração e Paz, que é promovido pela Rede Internacional Scalabriniana de Migração (SIMN).

O Fórum ocorrerá no contexto do bicentenário das Repúblicas Iberoamericanas, reunindo representantes de governos, especialistas em temas de migração, organizações de defesa dos direitos dos migrantes, acadêmicos e atores sociais estratégicos na promoção da convivência pacífica no campo das migrações internacionais.

Entre as demais temáticas a serem levantadas estão “Os processos de reconciliação e construção da paz e sua repercussão nas migrações; “Democracia, desenvolvimento e migração: o papel da economia na construção de democracias inclusivas e no desenvolvimento sustentável’’.

Durante o evento, especialistas também irão tratar sobre “Os desafios econômicos do mundo globalizado e sua influência na migração internacional e abordarão as “Ações internacionais no campo da violência e da migração: as migrações como conseqüência e fator de conflitos na história recente das democracias”. A Rede Internacional Scalabriniana de Migração quer ainda levantar “Novas perspectivas político-jurídicas da cidadania no campo das migrações e da convivência pacífica internacional.”



Transmissão Online

A abertura do II Fórum Internacional de Migração e Paz ocorrerá em 01 de setembro, às 9h (horário de Bogotá), tendo como moderador o Diretor Executivo do SIMN (Rede Internacional Scalabriniana de Migração) Leonir Chiarello. Irão participar da abertura oficial, o Vice-presidente da Colômbia Angelino Garzón; o Núncio Apostólico da Colômbia, Monsenhor Aldo Cavalli; o Conselheiro para as Américas da OIM (Organização Internacional das Migrações), Diego Beltrand; o Diretor do SIMN em Nova York, padre Matteo Didoné, além do prefeito de Bogotá e dos representantes da Fundação Pórticus e Konrad Adenauer.

O Fórum será transmitido ao vivo pela Rádio Migrantes, emissora da Rede Scalabriniana de Comunicação, no endereço www.redescalabriniana.org, Rádio Migrantes, com reprise diária da transmissão duas horas após o encerramento das atividades.

Artigo publicado pelo Centro Scalabriniano de Comunicação Rádio Migrantes/ Roseli Lara - MTB JP 0088/MS no site www.redescalabriniana.org.

Leni Chiarello Ziliotto é participante do II Fórum Internacional de Migração e Paz, que ocorrerá em Bogotá (Colômbia) de 1 a 3 de setembro e palestrando no do dia 3 de setembro, às 11 horas de Bogotá (13 horas de Brasilia), no painel Grupo de Trado – Atores estratégicos na promoção da convivência pacifica no âmbitos das migrações internacionais, com o tema “Educação” .

Para acompanhar este e outros trabalhos da Diretora da escola Brancca Maria, professora Leni Chiarello Ziliotto, acesse o Blog http://lenichiarello.blogspot.com/  e o site http://www.branccamaria.com.br/

Um comentário:

  1. A participação da escritora e professora brasileira foi feita com êxito e mérito, dando ênfase na importância da educação, como facilitadora e promotora da convivência pacífica e da intregação dos migrantes. Assisti com satisfação à sua exposição, aliás, feita no bom e fluente espanhol. Parabéns professora Leni. Avante.

    Com admiração.
    Roseli Lara

    ResponderExcluir

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...