Magistério. Minha
profissão. Caminho de rosas e espinhos. As rosas, continuo colhendo! Já os
espinhos, foram importantes provocadores de ação-reflexão para o meu magistério
contribuir na transformação de realidades, pessoais e coletivas, a partir do
conhecimento.
Literatura. Minha
vocação. Escrever é meu oxigênio. Assim, entre rosas e espinhos, as rosas
exalam cada ver mais seu perfume e embelezam cada dia mais meus dias. Já os
espinhos, são importantes motivadores da resiliência no universo literário
local, nacional e global.
Do magistério e da literatura eu
colhi uma linda rosa, perfumada. Ela me foi entregue pelas mãos da professora
Maria Cornélia de Campos Vasconcelos, ao trabalhar com crianças de uma escola
pública meu livro UMA FLORESTA, UMA MENINA E UM MANEQUIM.
Tema da Feira do Conhecimento na
Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno, o livro foi trabalhado
por uma turma de alunos do 5º ano do ensino fundamental.
O encanto, a rosa perfumada, foi
o convite da professora Cornélia para eu estar na culminância desse trabalho,
para ser conhecida pelos alunos, que fotografaram, perguntaram, falaram.
Interessante que, para eles, escritor era tipo entidade, ator de filme ou
novela, intocável. Ao se aproximarem, ao conversarem, ao me conhecerem, os
olhinhos deles brilhavam e os sorrisos de orelha a orelha.
E eu? Chorei! De emoção. De
alegria.
Direção, professora Cornélia e
alunos da Escola Rodrigo Damasceno: vocês moram em meu coração. Meu compromisso
com vocês é o Volume 2, das meninas na cidade.
Prô Cornélia, para cada um deles,
um exemplar será meu presente, com lançamento especial a essas linda e amadas
crianças, futuras gestoras sociais, por isso, potenciais do nosso amanhã. E a
você, provocadora de sujeitos sociais ativos na história.
O que
disse a professora Cornélia sobre esse trabalho
A
literatura infantil visa incentivar a formação do hábito da leitura na
infância. Período crucial na formação de todos os hábitos inerentes ao ser
humano. Com literatura infantil a criança tem oportunidade de desenvolver a
imaginação, emoções e sentimentos de forma estimulante e significativa. É na
relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária, que temos uma das
possibilidades de formarmos o leitor.
O
objetivo de incentivar o prazer pela leitura, fazendo com que os educandos
construam espontaneamente o hábito de ler e possam ser capazes de escutar
atentamente histórias e adquirir conhecimento sobre a cidade / campo, crenças
populares, equilíbrio ambiental, preservação e respeito pelo meio ambiente,
decidi realizar um trabalho com o livro UMA FLORESTA, UMA MENINA E UM MANEQUIM
– A FARTURA, da autora Leni Chiarello Ziliotto, moradora de Sinop-MT, com
ilustrações da arte-educadora Adriana Maria Cofcevicz.
Trabalharemos
os eixos: compreensão e valorização da cultura escrita; leitura; produção
escrita; e oralidade.
Entre as atividades planejadas na
sequência didática da professora Cornélia estava: “Encerrar as atividades com a
presença da escritora Leni Chiarello Ziliotto, que irá conhecer os trabalhos realizados
pelos alunos.”
Então, lá fui eu. Uma experiência
indescritível. É mágico quando o seu leitor conhece sua obra e se encanta, com
ela e com você. Sou grata por essa rosa, linda, perfumada, na minha literatura trabalhada no universo do magistério.
Gratidão! Gratidão! Gratidão!
Momentos
de pura felicidade
Para fechar com chave de ouro, a
professora organizou o sorteio de um livro, uma singela sessão de autógrafos e,
claro, pose para muitas fotografias. Momentos de valor incalculável.
Releitura
do livro
UMA
FLORESTA, UMA MENINA E UM MANEQUIM
Os alunos do 5º ano do ensino fundamental fizeram a
releitura do livro, organizados em equipes.
Dedicaram o livro a Deus, aos pais e a mim. Isso é maravilhoso!
Ganhei de presente um, de uma equipe de alunos que colocou a professora Cornélia como apenas uma “apoiadora” do projeto.
Isso é a verdadeira missão do magistério. Parabéns, Prof, Cornélia. Estar no nível de humildar a ação pedagógica à mentoria para que o aluno seja o protagonista da sua história, é o segredo para a educação/ensino ser ideal.
Fiquei e ainda estou muito feliz
com o que vi e vivenciei com vocês.
Esta página da "conclusão", que não deixa de ser uma sinopse,
demonstra que efetivamente leram, estudaram, procuraram compreender o enredo.
Conversando com a professora
Cornélia, eu soube que todos os alunos participaram, de alguma forma, porque as
equipes foram organizadas de maneira a conter em cada equipe as diversas
habilidades.
Os alunos que gostam e têm habilidade de escrever, escreveram. Os que
gostam e têm mais habilidade para desenho, desenharam. Os que preferem e têm
habilidade para organizar equipes, organizaram toda a produção.
Enfim, todos,
todos mesmo, trabalharam, de alguma maneira, no projeto.
Parabéns!
Gratidão!
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