domingo, 8 de setembro de 2019

MAGISTÉRIO E LITERATURA



Magistério. Minha profissão. Caminho de rosas e espinhos. As rosas, continuo colhendo! Já os espinhos, foram importantes provocadores de ação-reflexão para o meu magistério contribuir na transformação de realidades, pessoais e coletivas, a partir do conhecimento.

Literatura. Minha vocação. Escrever é meu oxigênio. Assim, entre rosas e espinhos, as rosas exalam cada ver mais seu perfume e embelezam cada dia mais meus dias. Já os espinhos, são importantes motivadores da resiliência no universo literário local, nacional e global.

Do magistério e da literatura eu colhi uma linda rosa, perfumada. Ela me foi entregue pelas mãos da professora Maria Cornélia de Campos Vasconcelos, ao trabalhar com crianças de uma escola pública meu livro UMA FLORESTA, UMA MENINA E UM MANEQUIM.

Tema da Feira do Conhecimento na Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno, o livro foi trabalhado por uma turma de alunos do 5º ano do ensino fundamental.

O encanto, a rosa perfumada, foi o convite da professora Cornélia para eu estar na culminância desse trabalho, para ser conhecida pelos alunos, que fotografaram, perguntaram, falaram. Interessante que, para eles, escritor era tipo entidade, ator de filme ou novela, intocável. Ao se aproximarem, ao conversarem, ao me conhecerem, os olhinhos deles brilhavam e os sorrisos de orelha a orelha.

E eu? Chorei! De emoção. De alegria.

Direção, professora Cornélia e alunos da Escola Rodrigo Damasceno: vocês moram em meu coração. Meu compromisso com vocês é o Volume 2, das meninas na cidade.

Prô Cornélia, para cada um deles, um exemplar será meu presente, com lançamento especial a essas linda e amadas crianças, futuras gestoras sociais, por isso, potenciais do nosso amanhã. E a você, provocadora de sujeitos sociais ativos na história.


O que disse a professora Cornélia sobre esse trabalho

A literatura infantil visa incentivar a formação do hábito da leitura na infância. Período crucial na formação de todos os hábitos inerentes ao ser humano. Com literatura infantil a criança tem oportunidade de desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma estimulante e significativa. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária, que temos uma das possibilidades de formarmos o leitor.

O objetivo de incentivar o prazer pela leitura, fazendo com que os educandos construam espontaneamente o hábito de ler e possam ser capazes de escutar atentamente histórias e adquirir conhecimento sobre a cidade / campo, crenças populares, equilíbrio ambiental, preservação e respeito pelo meio ambiente, decidi realizar um trabalho com o livro UMA FLORESTA, UMA MENINA E UM MANEQUIM – A FARTURA, da autora Leni Chiarello Ziliotto, moradora de Sinop-MT, com ilustrações da arte-educadora Adriana Maria Cofcevicz.

Trabalharemos os eixos: compreensão e valorização da cultura escrita; leitura; produção escrita; e oralidade.


Entre as atividades planejadas na sequência didática da professora Cornélia estava: “Encerrar as atividades com a presença da escritora Leni Chiarello Ziliotto, que irá conhecer os trabalhos realizados pelos alunos.”

Então, lá fui eu. Uma experiência indescritível. É mágico quando o seu leitor conhece sua obra e se encanta, com ela e com você. Sou grata por essa rosa, linda, perfumada, na minha literatura trabalhada no universo do magistério. 

Gratidão! Gratidão! Gratidão!    










Momentos de pura felicidade




































Para fechar com chave de ouro, a professora organizou o sorteio de um livro, uma singela sessão de autógrafos e, claro, pose para muitas fotografias. Momentos de valor incalculável.





































Releitura do livro
UMA FLORESTA, UMA MENINA E UM MANEQUIM

Os alunos do 5º ano do ensino fundamental fizeram a releitura do livro, organizados em equipes.

Dedicaram o livro a Deus, aos pais e a mim. Isso é maravilhoso!

Ganhei de presente um, de uma equipe de alunos que colocou a professora Cornélia como apenas uma “apoiadora” do projeto.

Isso é a verdadeira missão do magistério. Parabéns, Prof, Cornélia. Estar no nível de humildar a ação pedagógica à mentoria para que o aluno seja o protagonista da sua história, é o segredo para a educação/ensino ser ideal. 

Fiquei e ainda estou muito feliz com o que vi e vivenciei com vocês.


















































Esta página da "conclusão", que não deixa de ser uma sinopse, demonstra que efetivamente leram, estudaram, procuraram compreender o enredo. 




Conversando com a professora Cornélia, eu soube que todos os alunos participaram, de alguma forma, porque as equipes foram organizadas de maneira a conter em cada equipe as diversas habilidades. 

Os alunos que gostam e têm habilidade de escrever, escreveram. Os que gostam e têm mais habilidade para desenho, desenharam. Os que preferem e têm habilidade para organizar equipes, organizaram toda a produção. 

Enfim, todos, todos mesmo, trabalharam, de alguma maneira, no projeto.

Parabéns!
Gratidão!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...