Sinop e suas mulheres pioneiras uma historia de trabalho, coragem, persistência, amor e muita fé.
O olhar aguçado da autora e a bela narrativa das histórias de vida das mulheres “pioneiras” revelam o passado e o presente de Sinop de uma forma original nesta obra.
As chamadas mulheres pioneiras fazem parte dos muitos sulistas, paulistas e outras regiões do Brasil que na década de 1970 vieram ocupar as “terras de ninguém” no Mato Grosso.
Muitos voltaram, mas elas fazem parte dos muitos que resistiram, ficaram e construíram um dos atuais grandes centros agropecuários do Brasil. O Centro-Oeste, de rápido crescimento populacional e econômico, que hoje conta com cidades como Sinop, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum, somadas a Alta Floresta, Primavera do Leste, Campo Verde e outras que até 1975 eram pura mata e hoje se apresentam como potências econômicas.
Foram sessenta e
dois testemunhos, de mulheres vindas de diferentes lugares e com histórias únicas
de vida, mas unidas pela experiência de haverem compartilhado da construção de
Sinop desde suas origens.
Neste processo, os relatos revelam também muitas qualidades em comum: o estoicismo, persistência, altruísmo, dignidade, generosidade e religiosidade destas mulheres.
Uma pergunta que emerge seria, o porquê do sacrifício destas mulheres, muitas das quais deixaram suas famílias de origem, trabalho profissional, e um relativo conforto, para se aventurarem no desbravamento da floresta, vivendo de forma precária, embaixo de lonas, sem eletricidade, água potável, mercados e outros benefícios da cidade.
Neste processo, os relatos revelam também muitas qualidades em comum: o estoicismo, persistência, altruísmo, dignidade, generosidade e religiosidade destas mulheres.
Uma pergunta que emerge seria, o porquê do sacrifício destas mulheres, muitas das quais deixaram suas famílias de origem, trabalho profissional, e um relativo conforto, para se aventurarem no desbravamento da floresta, vivendo de forma precária, embaixo de lonas, sem eletricidade, água potável, mercados e outros benefícios da cidade.
Afinal, qual
seria o objetivo de tudo isto?
Novas aventuras?
Projeto familiar?
Garantia de um futuro melhor para os filhos?
Mobilidade social e econômica?
Sonho da terra e casa própria?
Necessidades e luta pela sobrevivência?
Os relatos mostram que os motivos dessas mulheres pioneiras, para enfrentarem com suas famílias a colonização de Sinop, não pode ser reduzido a um ou dois dos fatores mencionados.
As histórias de suas numerosas famílias de origem, o projeto da sua família de procriação, bem como os sonhos de uma vida melhor para os filhos, pareceriam assumir a prioridade entre as razões para vir colonizar Sinop.
Entretanto, a narrativa e diversidade das experiências aponta para uma complexidade ainda maior de razões, onde interagem fatores de ordem histórica, temporal e espacial importantes.
Os fatores de ordem pessoal, familiar, sócio econômico e mesmo religiosos justificariam o sacrifícios do desbravamento de novas terras bem como e a história de perdas e logros alcançados.
Isto incluiu acidentes e perdas de entes queridos, por falta de produtos e serviços médicos, mas também inclui muitos filhos bem sucedidos, com educação de nível superior e negócios próprios.
Oportunidades de liderança das mulheres na comunidade, com suporte efetivo de padres e freiras para reproduzirem seus valores de família e fé, bem como garantirem o projeto de educação dos filhos com a construção de igrejas e escolas.
Novas aventuras?
Projeto familiar?
Garantia de um futuro melhor para os filhos?
Mobilidade social e econômica?
Sonho da terra e casa própria?
Necessidades e luta pela sobrevivência?
Os relatos mostram que os motivos dessas mulheres pioneiras, para enfrentarem com suas famílias a colonização de Sinop, não pode ser reduzido a um ou dois dos fatores mencionados.
As histórias de suas numerosas famílias de origem, o projeto da sua família de procriação, bem como os sonhos de uma vida melhor para os filhos, pareceriam assumir a prioridade entre as razões para vir colonizar Sinop.
Entretanto, a narrativa e diversidade das experiências aponta para uma complexidade ainda maior de razões, onde interagem fatores de ordem histórica, temporal e espacial importantes.
Os fatores de ordem pessoal, familiar, sócio econômico e mesmo religiosos justificariam o sacrifícios do desbravamento de novas terras bem como e a história de perdas e logros alcançados.
Isto incluiu acidentes e perdas de entes queridos, por falta de produtos e serviços médicos, mas também inclui muitos filhos bem sucedidos, com educação de nível superior e negócios próprios.
Oportunidades de liderança das mulheres na comunidade, com suporte efetivo de padres e freiras para reproduzirem seus valores de família e fé, bem como garantirem o projeto de educação dos filhos com a construção de igrejas e escolas.
Portanto, foram
vários os motivos presentes na decisão das famílias, ou mais bem dos homens da
família, ao responderam as ofertas atrativas do “eldorado”, pelas empresas
colonizadoras.
Os homens, maridos e filhos, foram primeiro visitar o Mato Grosso, compraram terras e depois levaram as mulheres e filhos, confiantes de que as companheiras mulheres seriam fundamentais para o sucesso do empreendimento.
Estas não desapontaram, e foram mesmo figuras decisivas como as pioneiras relatam.
Os homens, maridos e filhos, foram primeiro visitar o Mato Grosso, compraram terras e depois levaram as mulheres e filhos, confiantes de que as companheiras mulheres seriam fundamentais para o sucesso do empreendimento.
Estas não desapontaram, e foram mesmo figuras decisivas como as pioneiras relatam.
No processo de
colonização de Sinop, as pioneiras demonstram que não existe uma separação entre
as esferas do espaço público e privado.
O público seria o espaço do mercado, do trabalho fora da casa, onde predominariam os homens, enquanto o espaço privado seria representado pela família e de domínio das mulheres.
De fato, as mulheres pioneiras, ao enfrentarem lado a lado com seus maridos e filhos o desbravamento da floresta e todas outras atividades de construção de Sinop, desconstruíram também a visão tradicional da divisão das esferas pública/privada, e reinventaram os papeis de gênero, ou seja, o entendimento do que seria tarefa de homem e tarefa de mulher.
O público seria o espaço do mercado, do trabalho fora da casa, onde predominariam os homens, enquanto o espaço privado seria representado pela família e de domínio das mulheres.
De fato, as mulheres pioneiras, ao enfrentarem lado a lado com seus maridos e filhos o desbravamento da floresta e todas outras atividades de construção de Sinop, desconstruíram também a visão tradicional da divisão das esferas pública/privada, e reinventaram os papeis de gênero, ou seja, o entendimento do que seria tarefa de homem e tarefa de mulher.
Ao dar voz e
rosto às mulheres pioneiras de Sinop, Leni Chiarello Ziliotto nos oferece não
só um livro bonito e original, mas documenta e revela um dos segredos do
sucesso da nova colonização do Centro-Oeste: o papel das mulheres neste
processo.
A perspectiva das mulheres, implícita na obra se materializa na metodologia adotada, bem como nos relatos das práticas e discursos destas. Deixa claro a prevalência de um sistema de relações de gênero ainda bastante tradicional, mas também evidencia os avanços provocados e alcançados pelas mulheres pioneiras.
Estas desafiaram visões e práticas conservadoras, contribuindo para desmistificar as relações de gênero e reafirmar, uma vez mais, a falsidade da divisão de trabalho entre as esferas pública e privada.
A perspectiva das mulheres, implícita na obra se materializa na metodologia adotada, bem como nos relatos das práticas e discursos destas. Deixa claro a prevalência de um sistema de relações de gênero ainda bastante tradicional, mas também evidencia os avanços provocados e alcançados pelas mulheres pioneiras.
Estas desafiaram visões e práticas conservadoras, contribuindo para desmistificar as relações de gênero e reafirmar, uma vez mais, a falsidade da divisão de trabalho entre as esferas pública e privada.
Nesse sentido, “O
Brilho de Estrelas Imortais” traz uma contribuição fundamental tanto para a história
de Sinop como para os estudos sobre mulheres e as relações de gênero no país,
importante nesse momento histórico crucial, de riscos e retrocessos dos
direitos e equidade de gênero conquistados nas últimas décadas.
Ana Maria
Goldani
Doutora em
Sociologia
Professora
na UNICAMP, Campinas/ São Paulo;
Professora
na Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA);
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