domingo, 3 de novembro de 2013

NOVEMBRO AZUL


Depois da campanha ‘Outubro Rosa’, de combate do câncer de mama, chega o ‘Novembro Azul’, mais uma campanha de conscientização direcionada, dessa vez aos homens. O alvo agora é o combate ao câncer de próstata.



O câncer de próstata é uma doença que acontece somente nos homens, geralmente com idade acima dos 50 anos.

A próstata é uma glândula acessória do sistema genital masculino, que se localiza abaixo da bexiga. Ela é a responsável por liberar uma secreção alcalina que neutraliza a acidez da uretra e das secreções vaginais, essa secreção se une ao líquido seminal, formando o sêmen.

 O exame do toque retal é importante para se prevenir o câncer de próstata.

Considerado um câncer de terceira idade, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. Ainda não se conhece as causas do câncer de próstata, mas especialistas consideram alguns fatores que podem favorecer o desenvolvimento desse câncer, como:

Ø Fatores genéticos. Homens que tenham histórico de câncer de próstata na família tem maior probabilidade de desenvolver a doença;
Ø Fatores hormonais. Estudos confirmam que homens que não produzem o hormônio testosterona têm maiores chances de desenvolver o câncer de próstata. Outros estudos mostram que a produção de testosterona não causa o câncer, mas em homens que já possuem a doença, o hormônio pode estimular o crescimento do tumor;
Ø  Alimentação. Especialistas acreditam que uma dieta rica em gordura e pobre em verduras e frutas predispõe ao aparecimento do câncer de próstata;
Ø Sedentarismo;
Ø Fatores ambientais. Muitos estudos estão sendo feitos para comprovar se realmente o ambiente pode interferir no desenvolvimento do câncer de próstata. Estudos já confirmaram que populações com baixa incidência de câncer de próstata e que migram para locais com alta incidência, apresentam um aumento na ocorrência de casos.

Os sintomas do câncer de próstata, na maioria das vezes, não são sentidos no estagio inicial da doença, sendo o tumor detectado apenas através de exames, como o toque retal e PSA (antígeno específico da próstata). Há outros casos em que o homem pode apresentar dificuldade para urinar, jato da urina fraco, sensação de que a bexiga não esvaziou e aumento do número de micções. É importante ressaltar que esses sintomas não indicam a presença de um câncer, mas exige uma avaliação médica.

Uma vez diagnosticado o câncer de próstata, outros exames serão solicitados pelo médico a fim de verificar o tamanho do tumor, o estagio da doença, e se o câncer sofreu metástase, ou seja, atingiu outros órgãos do corpo.

O tratamento do câncer de próstata irá depender do estagio em que se encontra a doença, a idade do paciente e os níveis do PSA. Já a cura dependerá do estágio, da extensão do tumor e da classificação das células malignas que há no tumor. O câncer é uma doença não transmissível, e o convívio com familiares e amigos é normal.

É importante lembrar que todo homem acima dos 40 anos de idade precisa fazer o exame de próstata.


 NOVEMBRO AZUL

O tema da campanha “Um Toque, um Drible” pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.


Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informa que no ano de 2012 foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. Para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com Instituto Lado a Lado pela Vida, vão iluminar pontos turísticos em várias cidades e distribuir panfletos explicativos no movimento chamado Novembro Azul.

De acordo com Eduardo Ribeiro, uro-oncologista do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, os homens estão mais conscientes, “não tanto quanto as mulheres, que vão ao ginecologista desde adolescentes, mas a gente não vê mais tanta resistência”, contou Ribeiro.

O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis.

Fonte: www.brasilescola.com
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/novembro-azul-alerta






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...