sábado, 28 de maio de 2016

Pensamentos concretos




Não permitir que teu trabalho seja executado,
é pior que prisão, é pior que exílio.

O deboche dos inimigos
são espadas envenenadas
que tiram não a vida;
pior, a razão de viver.

A humanidade ainda não evoluiu
o suficiente para um planeta feliz.

A inteligência e a integridade
incomodam os tolos
e os incompetentes.
  
Querer o mal do inimigo é mau.
Preciso encontrar o caminho
da paz interior...

Leni, 2014.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Orgulho




Andar dez quilômetros por dia
para estudar.
Andar dez quilômetros por dia
para ensinar.
Escrever em folhas de bananeiras.
Escrever com carvão.
Olhar para o céu e pedir uma mão.

O Estado não vem.
O Estado é alguém.
O Estado sofre também!
Ele é jurado.
Ele é julgado.
O Estado.
Coitado.

Coitado de mim que devo morrer,
porque não sou ninguém sozinho.
Não me dou bem sem escola.
Não sirvo para nada sem dar um duro danado.
Devo morrer porque preciso comer.
E comer custa caro.
Ser exemplo de superação é legal.
É fenomenal.
É ...
... mais para o Estado!

Onde mora o Estado?
Quantos filhos o Estado tem?
Com quem é casado?
Posso ser amigo do Estado?

Concluí o ensino básico. Tenho diploma.
Sou analfabeto.
O “vagabundo” não ensinou, só queria salário.
Ele devia ter-me ensinado só com a imaginação.
Não precisava recursos. Afinal, todos aprendem.
É só ensinar. Só!

O Estado é professor?

Dos bons!
Ele até transformou
o jeitinho provisório de dar aulas
em padrão consolidado.
Economizou.

Economizou sabedoria!

Tem problema não.
Professor (vagabundo) é forte.
Aguenta a responsabilidade
pelo sucesso ou pelo fracasso
das políticas do Estado.

Os recursos são necessários
aos filhos do Estado,
aos amigos do Estado,
à família do Estado.
Tadinho do Estado, está fraco.
Cada um deve fazer a sua parte.
O Estado pede.

E se você é pobre, a culpa é sua.
Você não estudou.
Você não trabalhou.
Há trabalho (assalariado) sobrando.         

Quanto é o salário do Estado?
E dos filhos do Estado?
E dos amigos do Estado?

É pecado cobiçar.
Não queira o que é do rico.
Salve sua alma.
Vá estudar.
Vá trabalhar.
Deus vai recompensar.

A escola?
Entrei em uma delas
porque ouvi dizer
que lá eu ia aprendera a pensar.
Que depois dela eu iria me libertar.

Enquadraram-me!

Mas eu devo morrer.
Não consigo sobreviver.
Até aprendi o significado de subverter.
Falta-me poder.

Mudar de vida?

Morrer!

Leni, 2016.


quarta-feira, 4 de maio de 2016

DIA DAS MÃES


Filha,
assim como me conheci mais em você,
você em Antonela!

Vestido azul para o Davi por cultura.
Pode ser!
Vestido azul é detalhe.
Importante é Davi.

Vestido rosa para Antonela?
Vermelho.
Vestido vermelho, azul, rosa...
Detalhe!
Importante, Antonela.
Paixão!

Apaixonar-se é amar incondicionalmente.
Assim mães e filhos.
Crescidos, vacinados, barbados, casados,
sempre nossos bebês, nossos meninos, nossas meninas.

Dia das mães?
Ilusão!
Para elas, sempre dia dos filhos.
O que mais desejam?
Ver os filhos.
Ouvir os filhos.
Saber dos filhos.

Filho bem, mãe bem!

Fernanda,
ser mãe de menina,
é ser mãe de mãe!
É lindo.
É paixão.
É Vida.


Parabéns pelo dia das mães!

Leni, maio de 2016.

segunda-feira, 21 de março de 2016

21 de março - Dia Internacional da Poesia!



Poema


Um texto escrito com rimas, com ritmo,
com melodia.

Um texto colorido, risonho, medonho.

Poesia,
é o olhar!

Olhar de cada um para a pessoa amada, para o sorriso do bebê,
para o bichinho de estimação.

Poesia é o pôr do sol. É o primeiro batom.
É a chuva fina de inverno.
É sentir frio de emoção.

Poema e poesia de mãos dadas. A poesia em um texto é o poema!

Ou não. Olhar!
Leni, 2014.




domingo, 13 de março de 2016

NASCEU UMA AVÓ


Dia 26 de julho de 2014 nasceu.
Nasceu um anjo.
Nasceu uma estrela.
Nasceu um rei.
Nasceu o Artur.

Com ele, nasceu uma avó.

No dia dedicado à vovó
nasci tão especialmente
na ordem natural da Vida
para a vida de avó.

É mágico!


Dia 02 de janeiro de 2015 nasceu.
Nasceu um anjo.
Nasceu uma estrela.
Nasceu um rei.
Nasceu o Davi.

Com ele, cresceu a avó.


Dia 31 de julho de 2015 nasceu.
Nasceu um anjo.
Nasceu uma estrela.
Nasceu um rei.
Nasceu o André.

Com ele, agigantou-se a avó.

E agora, meu Deus,
com Antonela, o que dizer?



A mulher!
Uma flor.
A expressão completa do amor.
Anjo, estrela e rainha!

Vovó completa.
Completamente feliz.
Nem mágico nem real.
Indescritível.

Serei vovó de uma menina!

Renovar sentimentos
de amor incondicional.
Amor, sorriso e flor
no dia a dia

é poesia!




Neta de vovó Leni escreve poesia!!!!!!


13 de março de 2016.
  



Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...