quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

III CONFERENCIA NACIONAL DE CULTURA - BRASÍLIA




A Ministra da Cultura, Marta Suplicy, fez a abertura da III Conferência Nacional de Cultura (CNC), na quarta-feira, 27 de novembro, às 19h30, no Teatro Nacional, em Brasília. Essa edição ampliou a participação da sociedade civil, com representação de cerca de 70% dos delegados com direito a voto, dos 26 estados e do Distrito Federal.
A solenidade foi aberta aos delegados e convidados credenciados e encerrou com show de Mart’nália.





III CNC começa com debate sobre democracia e metas do PNC

O primeiro dia da III Conferência Nacional de Cultura (CNC) foi marcado pelo debate sobre “Os desafios do Sistema Nacional de Cultura (SNC)”. Na tarde desta quinta-feira, 28, em Brasília, os 1,5 mil participantes tiveram a oportunidade de discutir amplamente o tema, que rege o encontro em 2013. Integrante da mesa principal, o ministro-chefe da Secretaria0Geral da Presidência da república, Gilberto Carvalho, destacou a importância da realização de conferências com a participação da sociedade civil para a democracia.
[...]
O secretário de Políticas Culturais do MinC, Américo Córdula, apresentou um balanço do Plano Nacional de Cultura (PNC), que começou a ser construído em 2005, com a realização da I Conferência e se tronou lei em 2010. Ela contém 53 metas, 274 ações, 14 diretrizes e 36 estratégias com prazo de conclusão até 2020.
Américo apresentou a plataforma de monitoramento do Plano em www.pnc.culturadigital.br, onde é possível acompanhar o andamento de cada uma das proposições. E anunciou que, até 2014, dez das 53 metas terão sido atingidas, o que representa 19% do total.
“Entre essas dez, uma é de médio prazo, para ser cumprida até 2018 e outras quatro, com horizonte para 2020. Além disso, 34% das metas estão com bom desempenho. A meta de ter 10% dos recursos do Fundo Social do pré-sal destinados para a cultura irá alimentar o Fundo Nacional de Cultura para o repasse a estados e municípios”, defendeu.
Em seu pronunciamento, o secretário interino da Secretaria de articulação Internacional (SAI) do Ministério da Cultura (MinC), Bernardo Novaes da Mata Machado, também abordou a questão do financiamento, mas voltado a cultura. [...]
Os participantes tiveram a oportunidade de expor opiniões e preguntar aos integrantes da mesa. Nos próximos dias, a CNC será voltada ao debate das propostas definidas nas Conferências Estaduais [...].




Fonte: Assessoria de Imprensa da CNC – Gabriela Campos e Jéssica Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...