quarta-feira, 16 de outubro de 2013

VÔO INDEPENDENTE



O corpo cansado.
A mente, também.
Quero colo.
Quero teu colo.
Preciso um carinho
de quem me quer bem.

Preciso um chuveiro,
banheira com mel,
lençóis brancos
e muito tempo...

Tempo pra mim.

Com você!

 Leni, 2004
Antologia AGEI


terça-feira, 15 de outubro de 2013

PROFESSOR DA ERA DIGITAL


A escritura vem para sarar uma ferida. Ostra feliz não faz perola.
Ostra para criar perola, faz sofrer. Escrevo para parar de sofrer.
Rubem Alves

Era digital. Idade da mídia. Duas palavras-chaves presentes em 99 % das manifestações acadêmicas, científicas, informais. Para o Dia do Professor, como se não fossem todos os dias, a regra.

Especificamente neste momento da história do Brasil, o tema mais evidente seria “a greve dos professores”. E será, neste parágrafo, para provocar o leitor a acompanhar não apensa o movimento dos profissionais da educação, mas também todos os outros movimentos - os que levantaram a voz a partir do mês de junho deste ano; os que optam pelo anonimato, não menos importantes e potentes; os remotos; os ...

Os apontamentos que seguem não tem a pretensão de se configurar em receita, e sim em oportunidade para debate e provocação.


Considerando lidos, ouvidos e vividos, pode-se inferir que:

1. Tecnologias sempre fizeram parte da vida das sociedades humanas desde a pedra lascada. O que temos hoje são tecnologias digitais. Tecnologias inovadas, que nos conectam ao mundo, em rede, em espaços virtuais, em hipertextos, etc. São, para o habitat educacional, novos espaços de aprendizagem e ferramentas importantes.
2. O dia a dia do “aluno” hoje está imerso em tecnologias digitais. Ele leva para a sala de aula recursos mais atraentes, inovadores, “possibilitadores” do que muitos professores. E a essas ferramentas focam a atenção.
3.     Os recursos didático-pedagógicos digitais contribuem, auxiliam o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico, mais atraente. O entendimento do conteúdo, por parte dos alunos, com objetos digitais, fica mais fácil. No livro, o conteúdo esta limitado a um texto e uma fotografia. Sendo o aluno de hoje de um contexto digital, os recursos didático-pedagógicos digitais motivam para os assuntos mais complexos como a matemática, a física, a química. As animações complementam explicação do professor. Favorecem mostrar um fenômeno sem entrar em contato com substâncias perigosas ou tóxicas
4.    Contudo, uma pratica pedagógica que pretende atingir objetivos traçados com eficiência não se limita a um único recurso, mesmo que esse seja a mídia digital. É necessário lançar mão de diversos recursos: livros, lousa, vídeos, internet, outros.
5.  O principal desafio do professor hoje, portanto, é inovar. Inovar na “transmissão” do seu conhecimento, inovar para “saber” receber conhecimento. Inovar para, juntos, “construir” conhecimento. Ele precisa inserir o digital em sua pratica pedagógica da mesma forma que insere seu livro didático ou outra ferramenta pedagógica. Acima de tudo, o professor não pode ter medo do novo.
6.    Práticas da profissão “professor” não estão abolidas com a era digital, como o planejamento. O sucesso de uma aula com a presença de tecnologias digitais se dá por diversos fatores, entre eles e bastante importante, o planejamento. O professor precisa ser um pesquisador.
7.    Se as teorias da aprendizagem afirmam que o interesse e o envolvimento do aluno fazem parte do sucesso escolar, o professor da era da mídia tem a oportunidade de testemunhar esse fenômeno ao mostrar ao aluno que ele tem autonomia para usar todos esses recursos digitais para complementar, aprofundar, melhorar sua aprendizagem. Não depende mais apenas do professor.
8.    É próprio do ambiente escolar alguns alunos e professores desenvolverem cumplicidades. A linguagem de rede social, própria do aluno da era digital, antes de representar perda no processo ensino aprendizagem, pode aproximar professor e aluno. O aluno confia mais em uma pessoa com a qual ele “parece” se identificar. Assim, a comunicação entre professores e alunos através das redes sociais, faz com que o aluno tenha a sensação de que o professor “aceitou” em sua tribo.


O exposto é simples. A proposta para a escola do século XXI é mais complexa. Os ambientes de aprendizagens são diversos, assim como as mentes. O importante é que esses espaços diversos, e abertos, estão abrindo mentes, diversas.

Quem viver, verá!

Seria em verdade uma atitude ingênua que as classes dominantes desenvolvessem
uma forma de educação que permitisse às classes dominadas
perceber as injustiças sociais de forma crítica.
Paulo Freire.





Homenagem a todos os professores e professoras que participaram da minha trajetória de estudante, que continua, e a todos os professores e professoras do mundo.

Homenagem especial a quem me alfabetizou para as letras e para o mundo: minha mãe! 




Minha professora na 1ª série: Maria Paula Taufer Chiarello.
Obrigada, mãe e professora!


sábado, 12 de outubro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA X A DROGA DA OBEDIÊNCIA: o debate






Quando guri, eu tinha de me calar, à mesa: só as pessoas grande falavam. 

Agora, depois de adulto, tenho de ficar calado para as crianças falarem.

Mário Quintana





É por isso que mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas, sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em pratica suas ideias.
Immanuel Kant






Criança é esse ser infeliz que os pais põem para dormir quando ainda está cheio de animação e arranca da cama quando ainda está estremunhando de sono.
Millòr Fernandes.



É ?



No amor de uma criança tem tanta canção para nascer, carinho e confiança, vontade e razão de viver. O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas. Quando olho uma criança ela me inspira dois sentimentos: ternura pelo que é e respeito pelo que posso ser.
Jean Piaget






Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas somo se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.
Platão


Profissão, Professor







Quem foi monteiro Lobato?
Qual o recado (PARA OS ADULTOS) em “Reinações de Narizinho”?



O Direito das Crianças

Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos das crianças
Todos tem de respeitar.

Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.

Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...

Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.

Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.

Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola,bola, bola!

Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!

Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.

Ruth Rocha











DIA DA CRIANÇA


O estudo em geral, 
                         a busca da verdade e da beleza 
                                                                  são domínios em que 

nos é consentido ficar crianças toda a vida.
Albert Einstein




Sou uma mulher madura
que às vezes anda de balanço.

Sou uma criança insegura
que às vezes usa salto alto.

Sou uma mulher que balança.

Sou uma criança que atua.

Marta Medeiros

domingo, 6 de outubro de 2013

SOBRE ESTAR SOZINHO ...



Flávio Gikovate


Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio. As relações afetivas também estão passando por profundas transformações e revolucionando o conceito de amor. O que se busca hoje é uma relação compatível com os tempos modernos, na qual exista individualidade, respeito, alegria e prazer de estar junto, não mais uma relação dedependência, em que um responsabiliza o outro pelo seu bem-estar.

A ideia de uma pessoa ser o remédio para nossa felicidade, que nasceu com o romantismo, está fadada a desaparecer neste início de século. O amor romântico parte da premissa de que somos uma fração e precisamos encontrar nossa outra metade para nos sentirmos completos. Muitas vezes ocorre até um processo de despersonalização que, historicamente, tem atingido mais a mulher. Ela abandona suas características para se amalgamar ao projeto masculino. A teoria da ligação entre opostos também vem dessa raiz: o outro tem de saber fazer o que eu não sei. Se sou manso, ele deve ser agressivo e assim por diante. Uma ideia prática de sobrevivência e pouco romântica por sinal. 


A palavra de ordem deste século é parceria. Estamos trocando o amor de necessidade pelo amor de desejo. Eu gosto e desejo a companhia, mas não preciso, o que é muito diferente. Com o avanço tecnológico, que exige mais tempo individual, as pessoas estão perdendo o pavor de ficar sozinhas e aprendendo a conviver melhor consigo mesmas. Elas estão começando a perceber que se sentem fração, mas são inteiras. O outro, com o qual se estabelece um elo, também se sente uma fração. Não é príncipe ou salvador de coisa nenhuma. É apenas um companheiro de viagem.

O homem é um animal que vai mudando o mundo e depois tem de ir se reciclando para se adaptar ao mundo que fabricou. Estamos entrando na era da individualidade, o que não tem nada a ver com egoísmo. O egoísta não tem energia própria; ele se alimenta da energia que vem do outro, seja ela financeira ou moral. A nova forma de amor, ou mais amor, tem nova feição e significado. Visa a aproximação de dois inteiros e não a união de duas metades. E ela só é possível para aqueles que conseguirem trabalhar sua individualidade.

Quanto mais o indivíduo for competente para viver sozinho, mais preparado estará para uma boa relação afetiva. 

A solidão é boa, ficar sozinho não é vergonhoso. Ao contrário, dá dignidade à pessoa. As boas relações afetivas são ótimas, são muito parecidas com o ficar sozinho, ninguém exige nada de ninguém e ambos crescem. Relações de dominação e de concessões exageradas são coisas do século passado. Cada cérebro é único. Nosso modo de pensar e agir não serve de referência para avaliar ninguém.

Muitas. vezes, pensamos que o outro é nossa alma gêmea e, na verdade, o que fizemos foi inventá-lo ao nosso gosto. Todas as pessoas deveriam ficar sozinhas de vez em quando para estabelecer um diálogo interno e descobrir sua força pessoal. Na solidão, o indivíduo entende que a harmonia e a paz de espírito só podem ser encontradas dentro dele mesmo e não a partir do outro. Ao perceber isso, ele se torna menos crítico e mais compreensivo quanto às diferenças, respeitando a maneira de ser de cada um.


O amor de duas pessoas inteiras é bem mais saudável. Nesse tipo de ligação, há o aconchego, o prazer da companhia e o respeito pelo ser amado. Nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo. 


TRANSTORNO



MANAUS: A direção da agencia Bradesco Parque 10, Conjunto Castelo Branco, zona centro sul, resolveu acabar com o “transtorno” de ter mendigos dormindo debaixo da marquise do prédio.

A estratégia foi fixar pedras pontiagudas na calçada, tornando a ocupação de moradores de rua impossível.

Fonte: Anonymus Brasil

O que achou dessa ideia?

Deixe seu comentário, por favor.

Obrigada.

OUTUBRO ROSA


HISTÓRIA

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.     A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).   A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.   A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

NO BRASIL

Obelisco do Ibirapuera
São Paulo-SP 02/10/2002

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.

   Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.




Fortaleza da Barra
Jornal A TRIBUNA
Santos-SP 12/maio/2008


Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama sediado em Santos-SP, em preparação para o Outubro Rosa, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio. Mas o principal objetivo era alertar para a causa do câncer de mama e incentivar as mulheres da região da Baixada Santista a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. No estado de São Paulo todo ano são realizados 2(dois) mutirões de mamografia sendo, um em maio e o outro em novembro.
   As várias reportagens de tv e jornal, com a repercussão da Fortaleza da Barra iluminada de rosa em maio de 2008, foram apresentadas no mesmo mês no "Course for the Cure" realizado pela ong americana Susan G. Komen, no Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo-SP.
  Nota na primeira página do jornal A TRIBUNA - 12/maio/2008.
  LUZ DE ALERTA - A Fortaleza da Barra ganhou ontem uma iluminação de cor rosa, colocada pelo Instituto Neo Mama. O objetivo foi chamar a atenção da sociedade para o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama (no próximo domingo) e homenagear as mães.



Estatua do Cristo Redentor

Rio de Janeiro-RJ - Outubro/2008 

Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Salvador-BA, Teresina-PI, Poços de Caldas-MG e outras cidades.
   O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu maior símbolo, a estatua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro-RJ. E pela primeira vez, o Cristo Redentor ficou iluminado de rosa no Outubro Rosa.



Fortaleza da Barra
Santos-SP - Maio/2009


Em maio de 2009, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, novamente iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio. Mas o principal objetivo era alertar para a causa do câncer de mama e incentivar as mulheres da região da Baixada Santista a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. 

Pinacoteca Benedicto Calixto
Santos-SP - Outtubro/2008


   Em outubro de 2009, se multiplicam as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil. Novamente as entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas se unem para expandir a campanha.
   Com uma visão estratégica o Instituto Neo Mama vai iluminar 2 (dois) locais em Santos-SP, a Fortaleza da Barra e Pinacoteca Benedicto Calixto do dia 23/10/2009 até o dia 02/11/2009. Esse período é em função de ficar próximo do Mutirão de Mamografias que será realizado pelo Governo do Estado de São Paulo no dia 14/11/2009. Como os locais iluminados ficam em frente à praia, os mesmos poderão ser vistos pelos turistas dos navios de cruzeiros e os do feriado prolongado de Finados onde aumenta o número de turistas.

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...