A Profissional

Leni Chiarello Ziliotto, nascida no dia 01 de novembro de 1962, em Guaporé, Rio Grande do Sul, é Professora e Consultora. Diplomada em Ciências, Biologia, Supervisão Escolar, Educação Ambiental e Ensino a Distância, Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental. De professora e gestora da rede estadual do Rio Grande do Sul, passou para a gestão pedagógica de escola particular. Criou e foi diretora pedagógica da Escola Brancca Maria, que trabalhou com ensino superior, por meio de parcerias, em graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos e profissionalizantes.

Leni defende a ideia de que as competências e habilidades dos educadores devem orientar o aluno no sentido de que ele saiba selecionar o que precisa aprender, ou seja, que saiba, além de adquirir o conhecimento necessário para se formar e alcançar um diploma, também construí-lo. Para ela, escola deve não só ajudar o aluno a se encontrar, nos labirintos das informações que lhe chegam por todos os meios, mas também orientá-lo na seleção do conhecimento específico para sua formação e dos conhecimentos gerais, disponíveis em quantidade ilimitada, e ajudá-lo a se conhecer. Atualmente, além de se dedicar à escrita, à curadoria de exposições e ensaios em audiovisual, Leni está Coordenadora de Projetos em colégio privado, em Sinop, Mato Grosso. 

E esta fica, para marcar o início. 

Assim era leni ao criar este blog, no Rio Grande do Sul.



E essa é Leni, hoje. Uma escritora repaginada, atualizada e melhor a cada dia.




Natural de Guaporé, Rio Grande do Sul, onde atuou como professora, gestora de educação e proprietária de polos de ensino a distância em Serafina Corrêa, onde ainda possui residência.


Atualmente reside em Mato Grosso. De 2010 a 1014, residiu em Nova Mutum, onde trabalhou na Direção Geral da Faculdade UNINOVA, hoje UNEMAT, e no Departamento de Cultura da Secretaria de Educação Municipal, desempenhando a função de Gestão de Projetos, representando Nova Mutum na Conferência Nacional de Cultura, em Brasília. Mudou-se para Sinop para acompanhar o filho para estudar Engenharia Civil na UNEMAT, onde trabalhou na Gestão de Projetos até dezembro de 2020 no Colégio Regina Pacis, instituição confessional católica da Rede Damas, cuja matriz é em Recife.

Aposentou-se da educação para dedicar-se à escrita de suas obras, estabelecendo-se, portanto, a partir de 2021, em Lucas do Rio Verde, onde possui residência desde 2017.

No ano de 2018, Leni recebeu da Assembleia Legislativa do estado de Mato Grosso o Título de Cidadã Mato-grossense, pelo trabalho de divulgação da leitura, da literatura e da cultura. Assim, é gaúcha e cidadã mato-grossense. 

Casada com Altamir Ziliotto, é mãe de quatro filhos: Altamir Júnior, Fernanda, Camila (in memória) e Virginio. Tem cinco netos: Artur e André, filhos de Altamir Júnior, e Davi, Antonela e Afonso, filhos de Fernanda. 

Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental, é bióloga, palestrante, mentora literária e escritora, com 21 obras publicadas e mais de 80 participações em coletâneas nacionais e internacionais. É curadora para exposições, organizadora de obras e coordenadora de projetos em audiovisual. Possui várias obras premiadas a nível nacional e internacional, e lançou livros presencialmente em Nova York, em Bogotá, em Santiago do Chile e em Buenos Aires. E virtualmente lançou livros nas feiras do Livro da América 
latina, do Peru, dos Estados Unidos, da Argentina, do México e da Itália, bem como no Salão do Livro de Genebra e do Principado de Liechtenstein.

Atualmente é Embaixadora Cultural das Feiras Virtuais Internacionais do Livro, com cadeira na Confederação Internacional do Livro para apresentar escritores artistas brasileiros a nível internacional através de seu programa no Instagram “Café com Leni”, um programa de cunho social que promove e divulga os escritores e as suas obras. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...