Ativista Cultural

Quem conhece Leni sabe que ela adora escrever, que, se pudesse, passaria a maior parte do seu tempo escrevendo, ou brincando com as letras - sua paixão – como prefere dizer. Aos doze anos, suas veias foram invadidas pela poética. Desde então, é debruçada sobre o papel - hoje, o computador - que continua fazendo do poetar o seu momento de libertação, de invadir seus sonhos e trazê-los para os versos.

Como ativista cultural, poetiza e profissional da educação, uniu a arte à didática, durante suas atividades como gestora de escola pública, desenvolvendo projetos em diversas áreas do conhecimento científico e da vida, fazendo com que pais, professores, alunos e comunidade deles participassem.

Em 2009, organizou e concretizou o projeto Roda-mundinho, incitando os alunos de uma escola de Serafina Correa a participarem da sua execução e selecionando poemas de crianças de até 15 anos. O Roda-mundinho foi idealizado pelo criador do projeto Roda-mundo, Douglas Lara, de Sorocaba/SP, e apoiado pelos seus participantes, em uma interação que veio mostrar que a arte pode ser um lastro importante no erguimento de toda a prática pedagógica.

Em suas obras, Leni imprime a força da inspiração por meio de palavras carregadas de significados. Seu público é composto por adultos e por jovens, talvez por impactar o leitor com uma realidade, às vezes dura, às vezes mítica, às vezes imagética, levando-o a pensar e a questionar-se.

Em alguns momentos, inspira-se na fantasia para recriar a sua realidade e a do mundo feminino, fazendo dela sua companheira, mas recompondo-a, para que a mulher, em especial, desfaça seu mundo de conflitos, colocando-se entre a coragem de tentar assumir seu papel e a audácia de ser mulher.

Para essa poetiza, nada é utopia, pois tudo é possível em se querendo.


Membro da Academia Sinopense de Ciências e Letras
Cadeira 21 - Patrono: Érico Veríssimo


PRÊMIOS E TÍTULOS RECEBIDOS

ANO 2022

1.Prêmio Diamante Cultural por ter brilho prodigioso na comunidade, pelas ações culturais e sociais desenvolvidas – Institut Cultive Suisse Brésil – Genebra/Suiça.
2.Prêmio Lauréat Valkyrie por representar mulheres fortes e ativas na sociedade do seu tempo – Institut Cultive Suisse Brésil –Genebra/Suiça.
3.Prêmio Nouvelle Etoile em reconhecimento pela promoção da literatura - Institut Cultive Suisse Brésil – Genebra/Suiça.
4.Diploma Caneta de Ouro destaque do ano 2022 por ser escritora de expressão literária no Brasil e no Exterior - FEBACLA
5.Comenda Ativista da Cultura Nacional, homenagem a Semana de Arte Moderna, pelos tangíveis serviços prestado a humanidade, no desenvolvimento de atividades sociais, artísticas culturais, literária 
e educacionais – FEBACLA
6.Homenagem Autor do Mês, pela contribuição à sociedade através da literatura – Biblioteca Profa. Iracy Wanderley, Vitória de Santo Antão/Pernambuco. 
7.Troféu e certificado Melhor escritor – Academia Sinopense de Ciências e Letras
8.Troféu e certificado Melhor Poeta Sinopense – Academia Sinopense de Ciências e Letras
9.Comenda Moção de Aplauso em reconhecimento pelo prêmio Escreveme. Câmara Municipal de Vereadores de Lucas do Rio Verde. 
10.2º lugar no concurso de poesias “ESCREVE-ME”, promovido pela Federação Brasileira dos Acadêmicos de Ciências Cultura e Arte. Nota 9,39.
11.Certificado de Honra ao Mérito – Tributo à memória de Sua Majestade Imperial D. Pedro I, pelos relevantes serviços prestados à nação brasileira, no desenvolvimento de suas atividades sociais, culturais, literárias e humanitárias. FEBACLA
12.Homenagem e Medalha Comemorativa alusiva ao Bicentenário da Independência do Brasil, em reconhecimento aso seus atos meritórios, culturais e sociais, concorrendo para a integração da cultura nacional. FEBACLA
13.Comenda Princesa Isabel em reconhecimento à produção literária – Editora Baronesa
14.Comenda do Mérito Artístico, Cultural e Literário Excelência Cultural em agradecimento e reconhecimento por atividades profissionais,  sociais e culturais – FEBACLA
15.Comenda Mérito Literário Gonçalves Dias em reconhecimento às ações em defesa, promoção e valorização da cultura brasileira – FEBACLA
16.Certificado e Medalha Comemorativa Alusiva aos 10 anos da FEBACLA - FEBACLA 
17.Título de “Mulher Destaque” pelo relevante trabalho junto a comunidade luverdense. Câmara Municipal de Vereadores Lucas do Rio Verde.

Ano 2021

1.Troféu Grand Prix para “Melhor livro biográfico”. Pelo Instituto Cultive de Genebra - Suíça
2.Astros e Estrelas da Poesia Contemporânea 2021 – Ações Literárias
3.Troféu Melhores do Ano 2021 para “livro de Não Ficção” – Academia Sinopense de Ciências e Letras - ASCL
4.Medalha Comemorativa Bicentenário de Nascimento de Anita  Garibaldi - FEBCLA
5.Troféu Mulher Destaque 2021. Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde/MT.
6.Prêmio Sul Brasileiro de Literatura 2021. Editora Mágico de Oz.
7.Medalha Mérito Acadêmico na categoria Acadêmica Internacional. Federação Brasileira de Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes –FEBACLA.
8.Certificado de Mérito em homenagem aos 160 anos de Antônio Parreiras. Academia Gonçalense de Belas Artes e Federação Brasileira de Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA.
9.Troféu Honra ao Mérito. Editora Ações Literárias.
10.Troféu escritores Contemporâneos. Pela Editora Ações Literárias. 

Ano 2020 

1.Diploma Caneta de Ouro 2020 – FEBCLA
2.Título Honorífico de Personalidade Cultural do Ano 2020. Federação Brasileira de Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA.
3.Troféu Literatura 2020 Clarice Lispector MELHOR LIVRO INFANTIL para o livro Uma floresta, uma menina e um manequim. Editora ZLBooks.
4.Troféu Literatura 2020 Clarice Lispector MELHOR LIVRO BIOGRÁFICO para o livro O BRILHO DE ESTRELAS IMORTAIS –Volume 2 (mulheres pioneiras). Editora ZLBooks.
5.Troféu Escritores Contemporâneos. Editora Ações Literárias.
6.Troféu Ações Literárias. Editora Ações Literárias.
7.Troféu Honra ao Mérito. Editora Ações Literárias.
8.Troféu Astros e Estrelas da Poesia Contemporânea 2020. Editora Ações Literárias.
9.Prêmio Destaque Literário 2020 para o gênero Poesia. Editora Mágico de Oz.
10.Prêmio Literarte Melhores do ano 2020 para o gênero Poesia,  homenagem a Cecília Meireles. Fundação Literarte.
11.Medalha Destaque Literário 2020 para o gênero Poesia. Editora Mágico de Oz.
12.Medalha Melhores do ano 2020 para o gênero Poesia, homenagem a Cecília Meireles. Fundação Literarte.

Ano 2018 

Título de Cidadã Mato-grossense. Câmara Estadual dos Deputados de Mato Grosso. Pela promoção e divulgação da leitura, da literatura e da cultura. 

Ano 2017 

1.Moção de Aplauso. Câmara Municipal de Vereadores de Sinop/MT.  Lançamento do livro BRILHO DE ESTRELAS IMORTAIS e sua contribuição para a história e a cultura local e nacional. 
2.Moção de Aplauso 2. Câmara Municipal de Vereadores de Sinop/MT. Pela promoção e divulgação da leitura, da literatura e da cultura. 
3.Comenda Colonizador Ênio Pepino. Câmara Municipal de Vereadores de Sinop/MT. Contribuição com literatura e cultura. 

Ano 2013

Prêmio Atitude de Ouro. Michellangelo Cafeteria e Gelateria, Nova Mutum/MT. Pela doação de livros para Biblioteca e escolas públicas do município.

Ano 2009

Menção honrosa pelos textos selecionados para o livro Rodamundinho no projeto da “Biblioteca Pública de Sorocaba/SP”. Secretaria da Educação - Estado do Rio Grande do Sul.

Ano 2003

Prêmio Melhor Letra para a música “Penso”. SESI - Guaporé/RS.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...