segunda-feira, 7 de agosto de 2017

UMA FLORESTA, UMA MENINA E UM MANEQUIM

PROJETO INSCRITO 

NA VIRADA SUSTENTÁVEL 

SINOP-MT


TÍTULO
LITERATURA AO ALCANCE DE TODOS


TEMA
Promoção da reflexão sobre a identidade como um processo histórico, onde se incluem memórias do passado, situação presente e projeções para o futuro: “Uma floresta, uma menina e um manequim”.


PROPONENTE
Leni Chiarello Ziliotto


APRESENTAÇÃO
Série de livro infantil

- traduzido para o espanhol;

- gravado em áudio;

- em formato eletrônico para ser divulgado nas redes sociais;

- apresentado em telas a céu aberto;

- impresso em papel para ser distribuído nas escolas.

O enredo é a trajetória de uma menina da roça (Fase 1) que vai morar na cidade para estudar, onde deve superar o medo de manequim de loja (Fase 2). Ainda criança, a família se muda para uma região de desbravamento (Fase 3). Após o relato da viagem, a menina vive diversos mundos (entre o que deixou e o que encontrou), ressaltando a importância das florestas, o papel das mulheres e a coragem dos desbravadores (Fases 4 e 5).


OBJETIVOS

GERAL
1.   Promover o desenvolvimento integral da pessoa humana através do pensar o saber sobre si mesmo e sobre o conhecimento historicamente construído.


ESPECIFICOS
1.   Contribuir para o desenvolvimento da leitura dinâmica, pensar sobre o que leu e agir com discernimento;

2.   Oportunizar o estudo além das notas;

3.   Favorecer a alteração de paradigmas a fim de alcançar o sucesso;

4.   Inspirar crianças, jovens e adultos a fazer o que querem para concretizarem sonhos;

5.   Oferecer conteúdo sobre o desbravamento do norte mato-grossense;

6.   Provocar a valorização da história e o cuidado com o ambiente;

7.   Participar da sociedade como sujeito no seu desenvolvimento cultural e sustentável;

8.   Desenvolver ideias na forma de texto com linguagem universal, para todos os públicos;

9.   Trabalhar a imaginação através das palavras, explorando o infinito universo das crianças;

10.               Contribuir para a promoção da leitura e da literatura brasileira.


JUSTIFICATIVA
A leitura de um livro em telas distribuídas por uma trilha, além de promover a movimentação do corpo, a oxigenação das células, a saúde e o bem estar, encanta o processo pedagógico para alunos e professores pelo “diferente”, como também promove a imaginação a todos os públicos. 

Além disso, perceber a importância e a crescente necessidade de atender a todos como condição de cidadania faz com que essa proposta signifique uma grande contribuição para a formação de uma sociedade democraticamente cidadã.

Uma vez que o projeto prevê o acesso à leitura e à literatura também a minorias, a pessoas que não tem o hábito da leitura, a pessoas que leem diariamente mensagens de redes sociais, enfim, a todos, esse projeto contempla o acesso universal a bens culturais.

O livro a céu aberto, de livre acesso, potencializa o hábito de leitura e promove a imaginação do leitor. Várias atividades pedagógicas poderão advir dessa ação.

Cabe ressaltar que os benefícios não se limitam ao público infantil, promovendo a cultura da leitura e do apreço às artes, bem como a formação de plateias em todas as idades. 


EFEITO MULTIPLICADOR
A apresentação da proposta aos ilustradores, tradutores, arquitetos, patrocinadores e editores, já repercutiu positivamente. Confiantes na valorosa contribuição para o mundo da leitura, da literatura, da arte plástica e da formação de plateias para apreciação de cultura, atingindo universos diversos, acredita-se que o desenvolvimento cultural transcenderá as fronteiras do local.

Os participantes da equipe e o público alvo já serão, por si, potenciais multiplicadores da proposta, até porque as opções são diversas, como a forma eletrônica, a forma impressa em papel, gravado em áudio e a trilha com o livro impresso em telas, oportunizando o envolvimento de toda a comunidade.

Com bastante ênfase, o habitat educacional local e da região tem, nessa proposta, a oportunidade de ampliar fazeres pedagógicos significados através da cultura e da arte.

O envolvimento de uma equipe formada por profissionais de diversas áreas, movimentará a economia local, desde ilustradores, gráficas, editoras, tradutores, interpretes, contadores de histórias, arquitetos, poder público com a autorização da ocupação dos espaços, escolas, enfim, muito além do escritor apenas. 

Esse projeto apresentará como produtos culturais: livro impresso, livro eletrônico, livro em áudio e livro em telas, que é o livro lido e apreciado a céu aberto, em uma caminhada que também contribui para a saúde e o bem estar físico e emocional da pessoa.


DIVULGAÇÃO
Além das redes sociais, especialmente a versão eletrônica, a divulgação será feita na mídia local e, através de folder e visitas nas instituições de ensino, bem como em órgãos públicos e entidades em geral.

A trilha de cada fase será apresentada a toda a toda a comunidade sinopense em data e horário a ser definido após a completa instalação das telas nos lugares estipulados.


CONTRAPARTIDA
- Envolvimento de vários profissionais num projeto literário/cultural.

- Oficinas nas escolas para a “promoção da leitura” e a “formação de plateias culturais”.

- Distribuição gratuita de exemplares impressos e gravados em áudio a todas as bibliotecas e escolas de Sinop.

- Acesso a baixo custo a nível internacional pelo formato eletrônico.
- Livre acesso ao livro ao ser exposto em painéis a céu aberto.

- Promoção da saúde e bem estar ao provocar caminhadas nas trilhas literárias que serão de livre acesso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...