sábado, 12 de agosto de 2017

POR QUE POESIA?

MAIS UM PROJETO INSCRITO NA VIRADA SUSTENTÁVEL EM SINOP-MT


TÍTULO
POESIA NO DIA A DIA

TEMA
Promoção da leitura, da literatura e dos escritores sinopenses.

PROPONENTE
Leni Chiarello Ziliotto

APRESENTAÇÃO

Impressão de poemas ilustrados pelos artistas plásticos Adriano Figueiredo Ferreira e Maria Amélia Arroque Gheller.

A impressão será em telas medindo 1,2 X 1,6, mais pé de 0,6, no material lona, afixadas em estruturas de metalon antiferrugem e expostas entre os pilares da orla verde que contorna a UNEMAT, na Av. Julio Campos, sentido Aeroporto, onde há uma pista para caminhada e academia de ginástica a céu aberto.

Serão expostas 21 telas contendo poemas e pinturas que interpretam os poemas. As telas serão afixadas em estrutura de metal entre os pilares da orla verde que contorna a UNEMAT, na Av. Julio Campos, sentido Aeroporto.

A exposição ficará por um ano, podendo, depois desse período, ser itinerante nas escolas e em instituições que interessar promover a cultura, a leitura, a literatura e as artes plásticas.

OBJETIVOS
  1. Promover a literatura dos escritores locais;
  2. Promover artistas de diferentes artes, literatura e artes plásticas;
  3. Oportunizar ao povo de Sinop uma programação cultural sem custo;
  4. Favorecer a formação de plateia cultural;
  5. Quebrar a mesmice de espaços públicos, inserindo elementos culturais de beleza e encanto;
  6. Contribuir com a cultura e as artes em Sinop.


JUSTIFICATIVA

A literatura brasileira precisa de incentivo para figurar no cenário de conjuntura globalizada, e uma das maneiras de apoiar, é começar pelos escritores locais. Em Sinop temos a Academia Sinopense de Ciências e Letras com 21 acadêmicos, ou seja, escritores de gabarito no nível de “Academia de Letras”.

Além disso, sem negar a realidade, a poesia no dia a dia pretende oferecer a possibilidade de uma leitura do belo, da esperança, da amorosidade, afagando a alma humana entristecida com tantas notícias de violência, corrupção, guerras. As telas com poemas e artes plásticas a céu aberto, será também uma oportunidade para provocar plateias para a cultura, promover a leitura e o apreço ao belo, num momento de conturbadas crises políticas no mundo e no Brasil.

É uma possibilidade de manter viva a esperança dos jovens para a possibilidade de futuro, e de futuro de paz.


EFEITO MULTIPLICADOR

Público em geral que circula diariamente pela orla verde da UNEMAT, fazendo caminhadas e/ou indo ao trabalho, serão multiplicadores naturais. Acrescenta-se a possibilidade de escolas organizarem visita guiada com seus alunos e estudo da exposição, dos artistas, das obras. Esse projeto apresentará como produto cultural poemas e pinturas em telões expostos em espaço público, para apreciação de todos, sem custo. A caminhada pelo local com certeza sairá da rotina por um tempo, promovendo, além da atividade física, a atividade cultural.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...