sábado, 19 de abril de 2014

ANIVERSARIO DE CASAMENTO

Vamos namorar?

AMO VOCÊ

Somos saudades.
Você quer saber como estou vestida,
o que fiz durante o dia.
Você me diz: cuidado!
Cuidado é amor.

Amor! Um caminho florido.
Com você...
... lugares perdidos, proibidos, indefinidos!

Um minuano, o tempo em você.
Tempo tranquilo, brincalhão.
Propostas verdes, águas, você.
Eu sou você.
Eu sou seu dia.

Saudades.
Cavalheiro?
Minuano!
Banho azul!
Fotografia do dia.
Eu e você.

Entreguei-me ao sono, aos sonhos,
na preguiça do sol,
com o convite da lua, para ser sua.

Um jantar doce,
vermelho,
iluminado.

Projeto amanhã,
com sabores molhados e cabelos ao vento.
Minuano!

Você! Um vôo.

Cuidado.
Cuidado é amor!

Cuida meu sono, Minuano!
Amo você.
Leni, 2010.
Do livro Mosaico de Palavras, 2 ed.

Dia 20 de abril de 1985 decidimos construir uma família.
29 anos de namoro, de casamento, de parceria, de desafios, de projetos, de rasteiras, de lágrimas, de sorrisos, de alegrias, ...

Três filhos maravilhosos: Altamir Júnior, Fernanda e Virginio.
Um neto a caminho, o Artur (já vi a cara dele nas imagens do exame; é parecido com ...?) Que venha o Artur!

A Lilia já é da família. O Mozer? Nossa família é com você (o único aprovado pelo “caçador” hihihihihi). Letícia chegando agora. Vamos ver se vai se estabelecer.

Com as noras e o genro, suas respectivas famílias: D. Inês e Sr. Luiz, "Maro" e Helena, Lizandra e Luciano, "Binon" e (como é o nome da tua avó, Mozer? esqueci!). 

E tem a Cissa. adoro ela. Já estou com saudades. Como ela está, Lilia? Não é mais minha neta, ok Fê? agora é filha! A Duda, o Luty, a Mel e o Thor, são netos. Quando o Artur chegar, será o REI da turma!!!!! Só imagino.

Uffffaaaaaa! Não havia reparado no “tamanhão” da família!!!!!
Que tal, Altamir? Você imaginou isso há 29 anos?

Felicidade pura. 

Hoje, o seu “se cuida, vai devagar”, tem um significado importante: AMOR!
É O QUE FAZ A VIDA VALER A PENA.

Mesmo eu estando em Campo Grande e você em Nova Mutum.
Para 2015 uma festa? (ferrou, diria a Lu). Em 2011, quando cheguei em Nova Mutum, o Virginio havia pendurado na geladeira um bilhete dizendo:

30 anos de casamento: viajar para a Europa. 

Que tal?





FELIZ PÁSCOA









TUAS MÃOS ...

sexta-feira, 18 de abril de 2014

ESTRELAS TÊM BRILHO PRÓPRIO

Felicidade. É o sentimento ao ver o encontro e os reencontros das mulheres mutuenses que participarão do projeto literário O BRILHO DE ESTRELAS IMORTAIS, uma obra idealizada para registrar o papel da mulher na sociedade.

Uma elegia à mulher com 15 representantes do município de Nova Mutum-MT foi o projeto inicial. A obra fecha com 32 participantes e com 11 nomes de mulheres indicadas que, por motivos alheios a nossa vontade, não serão referendadas nesse livro. Por isso, anunciou-se a proposta de fazer no mínimo uma trilogia uma trilogia com um grupo de 30 mulheres em cada volume, também ESTRELAS IMORTAIS QUE BRILHAM no cenário mutuense e que não serão contempladas nessa publicação.

Como primeira experiência de obra literária coletiva, percebeu-se a complexidade do processo de construção, envolvendo convite a cada mulher; coleta das narrativas; assinatura de termo de autorização de uso de imagem; captação das imagens em fotografia; reprodução das imagens em grafite; diagramação do livro, organização do evento de lançamento; e outras providências inerentes a uma produção, publicação e lançamento de obra literária como evento cultural digno da comunidade mutuense.

O evento de lançamento do livro O BRILHO DE ESTRELAS IMORTAIS está previsto para o mês de agosto do corrente ano e, para otimizar as ações, propôs-se uma reunião com a participação das 32 mulheres envolvidas no projeto, que ocorreu aos 14 dias do mês de abril. A Sra. Beatriz Tonello foi anfitriã, recebendo com carinho, hospitalidade, ambiente cuidadosamente organizado e coquetel delicioso.

A Sra. Nalva Santos e Silva, uma das mulheres integrantes desse projeto, estava de aniversário no dia. Os parabéns de todas as mulheres a Nalva.

Na oportunidade, entre assinar documentos e planejar o evento de lançamento, as mulheres conheceram as “colegas de obra”. Algumas já do circulo de amizades, provocando abraços calorosos e conversas saudosas. Outras, conhecendo no dia e com isso promovendo um interessante convívio de pessoas do mesmo município que, não fosse a oportunidade, quiçá nunca se conheceriam.

Este trabalho está surpreendendo e proporcionando alegrias além da expectativa. Dizemos que cada livro é como um filho. Provoca emoções e sentimentos inexplicáveis com palavras. Este, superou as expectativas por envolver pessoas reais ao invés de personagens fictícios. Sentir a energia positiva que emanou de cada mulher presente na reunião, é inexplicável, um sentimento de plenitude.

Também, a pedido das mulheres presentes, ocorrerá no mínimo mais um encontro, para finalizar a organização do evento de lançamento e para CONVERSAR! Com isso queremos acreditar que todas estão gostando dessa experiência.

Eu?
Estou amando! Apaixonada! Sem palavras para expressar a felicidade que este trabalho está proporcionando.

Mulheres: OBRIGADA! Vocês são ESTRELAS!


O brilho da mulher é produzido por sua energia,

que se irradia sob a forma de felicidade!












































Fotos: Bianca Caroline Costa Moreno de Lima*

*Aluna do Programa Despertando Talentos da Prefeitura Municipal de Nova Mutum através do Departamento de Cultura. 

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...