domingo, 20 de julho de 2014

RUBEM ALVES

... ENSINAR A PENSAR ...


Com Rubem Alves na 52ª Feira do Livro em Porto Alegre. 
Sessão de autógrafos do meu livro "Amor meu sol" no mesmo espaço e mesmo horário que Rubem Alves. 
Prazer imenso e honra. Uma das minhas referências para a prática pedagógica e para a vida.


... ENSINAR COM SABOR...

O MENINO E A MENINA PRECISAM GOSTAR DE IR À ESCOLA!

PROVOCAR CURIOSIDADE...

MOSTRAR AOS MENINOS E ÀS MENINAS, AS BELEZAS DO MUNDO! 



Frases copiadas de Rubem Alves (web);

- Nós não vemos o que vemos, nós vemos o que somos. Só veem as belezas do mundo, aqueles que têm belezas dentro de si.

- Eu quero desaprender de novo. Raspar as tintas com que me pintaram. Desencaixotar emoções, recuperar sentidos.

- Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.


Acredito que este ano, com a saúde frágil, Rubem Alves sentiu por diversas vezes o sabor do "moranguinho":

Morangos à beira do abismo

Um homem ia feliz pela floresta quando, de repente, ouviu um urro terrível. Era um leão. Ele teve muito medo e começou a correr. O medo era muito, a floresta era fechada. Ele não viu por onde ia e caiu num precipício. No desespero agarrou-se a uma raiz de árvore, que saía da terra. Ali ficou, dependurado sobre o abismo. De repente olhou para a sua frente: na parede do precipício crescia um pezinho de morangos. Havia nele um moranguinho, gordo e vermelho, bem ao alcance da sua mão. Fascinado por aquele convite, para aquele momento, ele colheu carinhosamente o moranguinho, esquecido de tudo o mais. E o comeu. Estava delicioso! Sorriu, então, de que na vida houvesse morangos à beira do abismo...

Rubem Alves, 2009.


Uma das minhas leituras atuais (e outras leituras, como "Instruir para revoltar"). 
Contrapontos...

O livro é meu, posso emprestar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...