sexta-feira, 18 de abril de 2014

ESTRELAS TÊM BRILHO PRÓPRIO

Felicidade. É o sentimento ao ver o encontro e os reencontros das mulheres mutuenses que participarão do projeto literário O BRILHO DE ESTRELAS IMORTAIS, uma obra idealizada para registrar o papel da mulher na sociedade.

Uma elegia à mulher com 15 representantes do município de Nova Mutum-MT foi o projeto inicial. A obra fecha com 32 participantes e com 11 nomes de mulheres indicadas que, por motivos alheios a nossa vontade, não serão referendadas nesse livro. Por isso, anunciou-se a proposta de fazer no mínimo uma trilogia uma trilogia com um grupo de 30 mulheres em cada volume, também ESTRELAS IMORTAIS QUE BRILHAM no cenário mutuense e que não serão contempladas nessa publicação.

Como primeira experiência de obra literária coletiva, percebeu-se a complexidade do processo de construção, envolvendo convite a cada mulher; coleta das narrativas; assinatura de termo de autorização de uso de imagem; captação das imagens em fotografia; reprodução das imagens em grafite; diagramação do livro, organização do evento de lançamento; e outras providências inerentes a uma produção, publicação e lançamento de obra literária como evento cultural digno da comunidade mutuense.

O evento de lançamento do livro O BRILHO DE ESTRELAS IMORTAIS está previsto para o mês de agosto do corrente ano e, para otimizar as ações, propôs-se uma reunião com a participação das 32 mulheres envolvidas no projeto, que ocorreu aos 14 dias do mês de abril. A Sra. Beatriz Tonello foi anfitriã, recebendo com carinho, hospitalidade, ambiente cuidadosamente organizado e coquetel delicioso.

A Sra. Nalva Santos e Silva, uma das mulheres integrantes desse projeto, estava de aniversário no dia. Os parabéns de todas as mulheres a Nalva.

Na oportunidade, entre assinar documentos e planejar o evento de lançamento, as mulheres conheceram as “colegas de obra”. Algumas já do circulo de amizades, provocando abraços calorosos e conversas saudosas. Outras, conhecendo no dia e com isso promovendo um interessante convívio de pessoas do mesmo município que, não fosse a oportunidade, quiçá nunca se conheceriam.

Este trabalho está surpreendendo e proporcionando alegrias além da expectativa. Dizemos que cada livro é como um filho. Provoca emoções e sentimentos inexplicáveis com palavras. Este, superou as expectativas por envolver pessoas reais ao invés de personagens fictícios. Sentir a energia positiva que emanou de cada mulher presente na reunião, é inexplicável, um sentimento de plenitude.

Também, a pedido das mulheres presentes, ocorrerá no mínimo mais um encontro, para finalizar a organização do evento de lançamento e para CONVERSAR! Com isso queremos acreditar que todas estão gostando dessa experiência.

Eu?
Estou amando! Apaixonada! Sem palavras para expressar a felicidade que este trabalho está proporcionando.

Mulheres: OBRIGADA! Vocês são ESTRELAS!


O brilho da mulher é produzido por sua energia,

que se irradia sob a forma de felicidade!












































Fotos: Bianca Caroline Costa Moreno de Lima*

*Aluna do Programa Despertando Talentos da Prefeitura Municipal de Nova Mutum através do Departamento de Cultura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...