sexta-feira, 28 de junho de 2013



Foi um sucesso a Oficina Arte Digital ministrada professor Professor Adriano Canabarro Teixeira, PHD e pesquisador em extensão inovadora CNPq da Universidade de Passo Fundo – RS, aos instrutores do Programa Despertando Talentos, colaboradores do Departamento de Cultura de Nova Mutum, Conselheiros de Cultura de Nova Mutum, Coordenadores Pedagógicos de Escolas e Artistas locais. 

Data do evento: 28 de junho de 2013

Local do evento: Cine Ipê Roxo–Nova Mutum-MT















Entre os gaúchos, sempre o chimarrão!

Gaúcho de Passo Fundo, Professor Adriano recebe mimo contendo livro sobre a História de Nova Mutum e material da Orquestra Sinfônica Jovem - DVD e Revista.
Também, deixa ao departamento de Cultura, livros que complementam o tema trabalhado na oficina.




O evento, promovido pelo Departamento de Cultura, ecerrou com Show do “Trio Adriano, Dornelles e Amâncio”, tocando e cantando musicas regionalistas.   

sexta-feira, 21 de junho de 2013

BRAZILIAN ENDOWMENT FOR THE ARTS

Lançamento do livro 
CAROLINA FECHOU UMA PORTA
em Nova Iorque, Estados Unidos


Programa do Lançamento do Livro afixado no mural externo da 
Biblioteca Brasilian Endowment for the Arts
240 East 52nd Street, Ney York, NY
durante a semana que antecedeu o evento.


Chegando para Lancamento do Livro Carolina fechou uma porta 

Biblioteca Brasilian Endowment for the Arts - New York

Programacao do evento, resenha do livro e biografia da autora.
Organizado pela equipe da   Biblioteca Brasilian Endowment for the Arts e distribuido a cada convidado.


Um "breve" discurso.
Detalhe: Em cada cadeira, para cada convidado, o programa 
com a apresentaçao da obra e do autor.










Com Pe. Sergio Gheller e outros convidados
brasileiros, novaiorquinos, portugueses 


quinta-feira, 20 de junho de 2013

O GIGANTE ACORDOU


O ABANDONO

Moço triste
ganha a vida vendendo
maçãs em baldes.

Vi o moço
com baldes cheios,
baldes vermelhos.

Baldes vermelhos
transbordando
maçãs vermelhas.

Conversando vão
as maçãs
nos baldes do moço.

Papo vai,
papo vem,
os baldes transbordando.

Uma maçã cai,
O moço não vê.

A maçã grita socorro,
O moço não escuta.

As maçãs conversam.

Quem se importa com uma maçã?

A massa é que tem poder! 

Leni Chiarello Ziliotto
Do livro "Sabores" 

sábado, 8 de junho de 2013

MEU POEMA

As dores, os pesos, os revezes da vida,
Tudo escrito, dito, registrado
Em versos, em poemas, em dilemas.
Assim não, eu não, não quero assim.

Quero luz, quero você!
Você suave, você sorriso, você olhar intenso...
Perder o olhar, no céu, na lua, no cheiro do mar,
E sentir você, suave, feliz, sorrindo.

O colorido, a beleza, a luz, o silêncio...
Meu poema é você, é lindo, é sensação, é vida!
Eu quero um poema vivo, de amor!

Meu poema é você, assim, simples,
sem rimas, sem tramas, sem desenhos formais,
sem compromissos verbais.

Assim é você, comigo, chegando, suave, feliz, sorrindo,
sem falar, sem palavras, apenas um olhar...
Um poema.




Silêncio!
Eu te entendo melhor 
quanto te olho que quando te escuto.

Te amo!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

SIMN divulga tema para IV Fórum Internacional de Migração e Paz

Fórum discutirá o compromisso dos governos e sociedade civil com a segurança, desenvolvimento humano e governança global sobre migração

A quarta edição do Fórum Internacional de migração e Paz será nos dias 20 e 21 de junho em Nova York, Estados Unidos, em pleno debate sobre a reforma das leis de migração em um dos países que mais concentra imigrantes internacionais, reforma que influenciará as políticas globais em torno do tema.
O IV Fórum de Migração e Paz ocorrerá também na dinâmica da Assembléia geral da UNO/2013, durante a qual se realizará o Diálogo de Alto Nível sobre Migração e Desenvolvimento e, no processo de implementação da nova lei de imigração no México.
O Fórum é um dos maiores eventos de alto nível sobre a migração internacional e a convivência pacífica, e neste ano terá como tema "Segurança Humana, Desenvolvimento Humano e Governança Global sobre Migração: o compromisso dos governos e da sociedade civil, em nível local, nacional e internacional".
O IV Fórum Internacional de Migração e Paz é realizado pela Rede Internacional de Migração Scalabrini e que tem atraído desde a primeira edição, na Guatemala, as maiores autoridades globais na temática das migrações.

Segurança Humana
De acordo com o SIMN, nesta edição, o IV Fórum de Migração e Paz quer debater a insegurança humana, causada pela violência direta e indireta, como uma das principais causas da migração internacional. 
Deseja evidenciar também que, embora os laços entre os fluxos migratórios e a violência sejam evidentes e reconhecíveis, as ligações entre migração e violência indireta ou estrutural não são tão óbvias e detectáveis.
Para a Rede Internacional de Migração Scalabrini, a violência indireta é causada pelos efeitos do sistema econômico injusto, o comércio desequilibrado entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento., agravando a pobreza e a marginalização. Sistema que condena milhões de pessoas à morte e força a migração em busca de direitos, desenvolvimento e construção de uma vida melhor.

Desenvolvimento humano e governança internacional das migrações
O IV Fórum Internacional de Migração e Paz pretende evidenciar tembém que a migração é um fenômeno inerente ao desenvolvimento e à dignidade humana, que exige um dever ético dos governos. O Fórum quer ser um instrumento que leve os governos a tomar consciência das suas responsabilidades em implementar políticas abrangentes para a migração segura, incluindo "transmigração" e contemplando os direitos humanos dos migrantes.
A Rede Internacional de Migração Scalabrini busca promover o Fórum Internacional sobre Migração e Paz, não só para estimular o diálogo de alto nível, mas para definir ações concretas relativas à segurança e ao desenvolvimento humano, aos fluxos migratórios e à coexistência pacífica entre as comunidades enfitriãs e os migrantes.

Temáticas debatidas
A cada edição, o Fórum Internacional de Migração e Paz proõe um foco temático com a intençao de estimular um processo contínuo de diálogo e de ação essencial. Em janeiro de 2009, Em Antígua, na Guatemala, propôs o tema "Fronteiras: Muros ou Pontes".
"Migração, convivência pacífica e indepenência: rumo a novas perspectivas sobre a cidadania" foi a temática debatida em 2010 em Bogotá, na Colombia.
Em outubro de 2011, na cidade do México, o debate girou em torno da "segurança nas Migrações Internacionais".
Entre os participantes estão conferencistas de alto nível, como premiados com o Nobel da Paz, chefes de Estado, representantes das Nações Unidas e suas agências, organizações intenacionais, organizações da sociedade civil, meios de comunicação social, universidades, entidades religiosas e organizações de migrantes.
O objetivo comum dos participantes é compartilhar ideias, compromissos e propostas para promover uma convivência humana e pacífica, como um direito universal de todos.

Organização
A quarta edição do Fórum é organizado pelo SIMN em colaboração com a Representação Permanente do México ante as Nações Unidas; o Gabinete de Assuntos de imigrantes da Prefeitura de Nova York; a Fundação Humanidade-sem-Fronteiras; com apoio da Fundação Konrad Adenauer e Western Union.

Para conhecer o SIMN acesse: www.scalabrinimigration.org/pt-pt/

Roseli Rossi Lara/JP 088/MS
Rede Scalabriniana de Comunicação

Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...