domingo, 12 de setembro de 2010

SEGUNDO FÓRUM INTERNACIONAL SOBRE MIGRAÇÃO E PAZ




          O Fórum Internacional sobre Migração e Paz e organizado por Scalabrini Internacional Migration Network (SIMN) junto com as organizações que são membros do SIMN no país de celebração e coordenação do Fórum, bem como com o apoio de outras entidades.

          Entre o dia 1 e o dia 3 de Setembro de 2010, no marco da celebração do Bicentenário da Independência dos países iberoamericanos, teve lugar o Segundo Fórum Internacional sobre Migração e Paz, na cidade de Bogotá, Colômbia. Seu objetivo foi continuar o processo de trabalho na rede a nível internacional para a promoção de uma existência plenamente humana e pacífica como direito universal de todos, com os representantes de todos os segmentos da sociedade civil e os governos, e prosseguir no iniciado debate de alto nível sobre as implicações multifacetárias da relação entre as migrações internacionais e a convivência pacífica entre os povos dentro de democracias inclusivas.

          Durante esta segunda convocatória, o Fórum Internacional sobre Migração e Paz considerou como a violência e a falta de independência podem provocar conflitos e a debilitação da democracia, com as dificuldades que isso implica para uma convivência pacífica. Buscando soluções práticas que permitam a promoção de novas relações civis para a coexistência e a democracia, o Fórum focalizou sobre o tema “Migração, convivência pacífica e independência: Rumo a novas perspectivas de cidadania e democracia”.

Texto publicado em espanhol e em inglês no site do Forum.

          A escritora, consultora e educadora Leni Chiarello Ziliotto foi convidada e participou do Forum, contribuindo com o tema “Educação”, falando no grupo de trabalho “Educação, Arte e Comunicação”.



Narrativas de Distopia: Reflexões sobre o Mundo Atual na Ficção

1. O Reflexo Distorcido: Distopias servem como espelhos distorcidos da sociedade atual. Ao explorar mundos sombrios e opressivos, os escrito...